Notícias de saúde

Rio lança campanha de prevenção ao glaucoma

06 de Maio de 2002 (Bibliomed). Começa amanhã e vai até a próxima sexta-feira, na cidade do Rio de Janeiro, a Semana de Prevenção ao Glaucoma. Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, a campanha tem como tema “Veja o glaucoma antes que ele não deixe você ver mais nada!”. O glaucoma é a causa mais freqüente de cegueira irreversível no mundo.

Oftalmologistas vão medir a pressão ocular e orientar os moradores que visitarem o Centro Administrativo São Sebastião, no bairro Cidade Nova. Quem apresentar sintomas da doença vai ser encaminhado para uma das 15 unidades de saúde especializadas em oftalmologia da rede municipal.

O glaucoma é uma doença ocular séria e progressiva que, se não for tratada, pode causar cegueira. Segundo os especialistas, representa um dos problemas mais significativos da saúde pública e afeta com maior freqüência pessoas acima de 40 anos, sendo mais comum nas mulheres. Pessoas da raça negra, descendentes de asiáticos, que têm diabetes, pressão alta, miopia severa, fazem uso prolongado de corticóides ou possuem história familiar de glaucoma também correm maior risco de desenvolver a doença.

O glaucoma é resultado do aumento da pressão do líquido que preenche o olho, conhecida como “pressão intra-ocular”. A pressão elevada tende a destruir gradativamente as células do nervo óptico, comprometendo a visão. A pressão intra-ocular tida como “normal” varia entre 14 e 16 milímetros de mercúrio (mmHg). Segundo especialistas, 20 mmHg ainda é aceitável em algumas pessoas. Acima dos 22 mmHg, no entanto, a pressão intra-ocular é considerada perigosa.

Vale ressaltar que nem todas as pessoas que têm pressão ocular alta desenvolvem glaucoma. Os cientistas ainda não descobriram porquê.

O glaucoma raramente apresenta sintomas. Na maioria dos casos, desenvolve-se lentamente, sem que a pessoa perceba. Nos casos mais graves, a pessoa perde a visão periférica e tem a impressão de olhar o mudo através de um cilindro. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar a cegueira é só é feito através do exame oftalmológico. Por isso, visitar o consultório do oftalmologista periodicamente é fundamental.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários