Notícias de saúde

Pais devem estimular a prática de exercícios já na infância

Belo Horizonte, 04 Março de 2002 (Bibliomed). Além de estimular atividades intelectuais, como ler, escrever, contar e falar, os pais devem estimular o desenvolvimento motor de seus filhos, incitando à prática de exercícios físicos o mais precocemente possível. Este estímulo provavelmente ajudará a prevenir a obesidade nas crianças, que tenderão a manter um padrão de atividade física mais alto durante a infância, adolescência e vida adulta, evitando o sedentarismo e o ganho de peso exagerado.

Esta recomendação vem de um novo protocolo publicado recentemente para auxílio no combate à epidemia de obesidade, que assola o mundo ocidental. Mais de 60% dos adultos e de 13% das crianças nos Estados Unidos estão na faixa de sobrepeso ou obesidade. A taxa de obesidade infantil dobrou nos últimos 20 anos, segundo pesquisas americanas. A obesidade, juntamente com o tabagismo, é o principal fator de risco para doenças como hipertensão, diabetes e doença cardíaca.

Especialistas sugerem que o estímulo às atividades físicas deve começar tão logo a criança ande. Atividades apropriadas para a idade, como correr, caminhar sobre o meio-fio, pular, ajudam a desenvolver habilidades físicas na criança, tornando-a menos propensas a ficarem vegetando em frente à TV.

A TV é uma das grandes vilãs que deve ser combatida. Permitir que crianças de 3, 4 e 5 anos permaneçam assistindo a programas de TV por tempo exagerado irá formar um comportamento difícil de mudar no futuro. Os especialistas recomendam que crianças nesta idade devam estar engajadas em atividades físicas estruturadas pelo menos uma hora por dia. Praticamente qualquer atividade física vale: brincar no quintal, pular corda, jogar bola, correr, e todas as atividades infantis que despertam o interesse da garotada e que mantém seus corpos em movimento.

Bebês também podem ter seu desenvolvimento motor encorajado. Apesar do desenvolvimento de habilidades como rolar, engatinhar e andar ser natural, estas atividades são em grande parte influenciadas pelos pais e babás. Quanto mais livre para se movimentar a criança for, mais cedo irá adquirir equilíbrio, coordenação motora e força muscular. O ambiente propício tem muita influência sobre estas habilidades.

É importante lembrar que a obesidade na infância usualmente se prolonga para a vida adulta.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários