Notícias de saúde

Prevenção ajuda a diagnosticar câncer precocemente

Belo Horizonte, 01 de Março de 2002 (Bibliomed). Foi lançada na semana passada, em São Paulo, a campanha “Saúde para as Mulheres”. Com apoio da Secretaria de Saúde de São Paulo, o Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho vai realizar diversos tipos de exames de prevenção ao câncer. A intenção do Instituto é que todos os procedimentos, do exame à operação, sejam realizados no mesmo local. Além da prevenção ao câncer ginecológico, a campanha quer realizar outros exames como a colposcopia, a mamografia e a ultra-sonografia. O Instituto promete que o atendimento não vai ter filas, burocracia, carência ou despesa. Todo o processo preventivo deve ser concluído em 15 dias.

O atendimento pela campanha será feito sempre aos sábados, até o fim do mês de junho. O Instituto tem condições de atender até 500 mulheres. A expectativa, no entanto, é de receber no mínimo 300 pacientes. Em julho, os resultados da campanha serão verificados para o planejamento, possivelmente, de uma segunda etapa. Para fazer o exame de Papanicolau, as pacientes com mais de 20 anos devem agendar a consulta pelo telefone (011) 222-7088 e se apresentar com carteira de identidade ou CPF na sede do Instituto, na Vila Buarque.

Na semana passada, as autoridades de saúde norte-americanas afirmaram que as mulheres precisam se submeter a mamografias anuais a partir dos 40 anos para detectar o quanto antes o câncer de mama. A nova recomendação passou a ser feita depois que oito estudos foram feitos, observando mulheres por períodos de até 20 anos. A recomendação anterior, de 1996, era de uma mamografia anual a partir dos 50 anos. O câncer de mama é a forma mais comum da doença entre as norte-americanas. Um balanço divulgado também na semana passada mostra que, apenas em 2001, 192.200 mulheres nos Estados Unidos receberam o diagnóstico da doença. Mais de 40 mil morreram.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários