Notícias de saúde

Você está triste, deprimido, infeliz? Faça exercícios!

Belo Horizonte, 22 de Janeiro de 2002 (Bibliomed). Segundo um estudo realizado no Reino Unido, os exercícios podem realmente melhorar o humor das pessoas, e esta melhora pode ser maior quando a pessoa está se sentindo triste, deprimida ou infeliz antes da prática esportiva escolhida.

Uma hora de exercícios aeróbicos (andar de bicicleta, caminhar, nadar, correr, dançar, etc) pode reduzir a tensão, a raiva e o cansaço e fazer com que você se sinta bem melhor. Logo, após um longo e estressante dia de trabalho a melhor opção pode não ser um banho quente e a companhia da TV: experimente sair com o cachorro, correr, andar de bicicleta ou mesmo nadar e observe os efeitos. Se você está se sentindo inútil, incapaz ou está tendo outro sentimento ruim, a sensação de conseguir correr alguns quilômetros pode elevar sua auto-estima e tornar o final do dia muito mais gratificante.

Há algum tempo os pesquisadores vêm encontrando evidências de que os exercícios físicos, além de melhorarem a saúde do corpo, também "arejam" o espírito. Existem pistas de que substâncias chamadas endorfinas, responsáveis entre outras coisas pela sensação de bem estar físico e mental, são liberadas durante o exercício físico, trazendo uma sensação de prazer e capacidade que é muito importante para nossa auto-estima e para controle do stress diário a que estamos todos submetidos.

Neste estudo, os pesquisadores compararam o humor de 80 pessoas antes e depois de uma sessão de uma hora de exercícios aeróbicos, e observaram que aquelas que se sentiam deprimidas antes da sessão foram mais propensas a relatar redução na tensão, raiva e cansaço, assim com aumento do vigor físico.

Logo, uma vida mais saudável, com prática regular do exercício físico que mais agrada a cada um, pode melhorar sua mente e sua inter-relação com outras pessoas, além de reduzir o colesterol, o peso, melhorar a circulação e outros benefícios conhecidos. Mesmo quando estiver se sentindo esgotado, tente e verá como seu corpo e sua mente respondem a esta atitude de autocuidado!

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários