Publicidade

Notícias de saúde

Você está triste, deprimido, infeliz? Faça exercícios!

Belo Horizonte, 22 de Janeiro de 2002 (Bibliomed). Segundo um estudo realizado no Reino Unido, os exercícios podem realmente melhorar o humor das pessoas, e esta melhora pode ser maior quando a pessoa está se sentindo triste, deprimida ou infeliz antes da prática esportiva escolhida.

Uma hora de exercícios aeróbicos (andar de bicicleta, caminhar, nadar, correr, dançar, etc) pode reduzir a tensão, a raiva e o cansaço e fazer com que você se sinta bem melhor. Logo, após um longo e estressante dia de trabalho a melhor opção pode não ser um banho quente e a companhia da TV: experimente sair com o cachorro, correr, andar de bicicleta ou mesmo nadar e observe os efeitos. Se você está se sentindo inútil, incapaz ou está tendo outro sentimento ruim, a sensação de conseguir correr alguns quilômetros pode elevar sua auto-estima e tornar o final do dia muito mais gratificante.

Há algum tempo os pesquisadores vêm encontrando evidências de que os exercícios físicos, além de melhorarem a saúde do corpo, também "arejam" o espírito. Existem pistas de que substâncias chamadas endorfinas, responsáveis entre outras coisas pela sensação de bem estar físico e mental, são liberadas durante o exercício físico, trazendo uma sensação de prazer e capacidade que é muito importante para nossa auto-estima e para controle do stress diário a que estamos todos submetidos.

Neste estudo, os pesquisadores compararam o humor de 80 pessoas antes e depois de uma sessão de uma hora de exercícios aeróbicos, e observaram que aquelas que se sentiam deprimidas antes da sessão foram mais propensas a relatar redução na tensão, raiva e cansaço, assim com aumento do vigor físico.

Logo, uma vida mais saudável, com prática regular do exercício físico que mais agrada a cada um, pode melhorar sua mente e sua inter-relação com outras pessoas, além de reduzir o colesterol, o peso, melhorar a circulação e outros benefícios conhecidos. Mesmo quando estiver se sentindo esgotado, tente e verá como seu corpo e sua mente respondem a esta atitude de autocuidado!

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: