Notícias de saúde

O diagnóstico precoce é fundamental no Câncer de mama

Belo Horizonte, 18 de Janeiro de 2002 (Bibliomed). Você sabe quais são os sintomas de câncer de mama? Tem o hábito de se auto-examinar? Quais anormalidades fariam você procurar um médico imediatamente? Você visita o ginecologista regularmente? Estas perguntas podem ser mais importantes para sua saúde do que você imagina.

Uma equipe de pesquisadores da Inglaterra relatou que mulheres que apresentam sintomas que não se encaixam naqueles que elas conhecem como típicos de câncer de mama tendem a retardar a procura por um médico. Já é sabido que a demora no diagnóstico e no tratamento é de crucial importância nas chances de cura. No entanto, muitas mulheres continuam demorando a procurar um médico ao perceberem qualquer anormalidade.

Os pesquisadores dividiram 46 mulheres com diagnóstico de câncer de mama em dois grupos: um em que as mulheres procuraram tratamento dentro de 2 semanas após a detecção de algum sintoma, e outro em que as mulheres demoraram mais de três meses para buscar tratamento. Após discussão aberta com as mulheres sobre a evolução e a descoberta dos sintomas, diagnóstico e tratamento, os pesquisadores encontraram que o tipo de sintoma fazia diferença no tempo gasto até o diagnóstico: mulheres que apresentaram pequenos nódulos na mama tenderam a buscar tratamento mais rápido do que as que apresentaram sintomas mais ambíguos, como inversão dos mamilos e enrugamento da mama.

Este trabalho contradiz as concepções anteriores de que as mulheres que observam anormalidades em suas mamas e não procuram atendimento médico estejam apenas com medo do diagnóstico e do tratamento, ou estejam alimentando falsas esperanças com relação à doença. Na verdade, elas parecem demorar mais para procurar tratamento quando as anormalidades percebidas não 'parecem' ser provenientes de câncer e mais propensas a procurar atendimento quando percebem um nódulo na mama, que é um sinal bem reconhecido do câncer. Além disto, mulheres que tendem a considerar a saúde como uma questão secundária, dando prioridade ao trabalho ou ao lar, tendem a demorar mais para buscar atendimento.

Na verdade, pode ser importante ampliar os conhecimentos sobre os sinais de câncer de mama em campanhas de informação e pessoalmente na consulta médica. A gama de sinais e sintomas precoces do câncer de mama é bastante ampla, e o diagnóstico imediato é imprescindível para melhora das chances do tratamento.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários