Notícias de saúde

Vírus ebola mata sete pessoas no país africano Gabão

Belo Horizonte, 14 de dezembro de 2001 (Bibliomed). A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta semana, que algumas mortes ocorridas em Gabão, na África, foram provocadas pelo vírus ebola. O governo registrou, até o momento, sete óbitos relacionados à doença. Foram realizados exames sorológicos que identificaram o ebola.

Esse é o primeiro surto de ebola confirmado por autoridades de saúde este ano. Em 2000, a doença fez 224 vítimas fatais em Uganda, localizada também na África.

Especialistas da OMS, segundo o porta-voz da entidade, Gregory Hartl, estão a caminho de Gabão para tentar combater a doença e identificar o local de origem do surto. Os primeiros casos no Gabão foram detectados numa província chamada Ogooue Ivindo, na região Nordeste do país. O Gabão viveu outro surto da doença entre os anos de 1996 e 1997. Nesse período, a doença matou 45 das 61 pessoas infectadas.

O vírus ebola foi isolado, pela primeira vez, em 1976, a partir de casos em humanos de uma epidemia de febre hemorrágica que ocorreu em vilas do Noroeste do Zaire, próximo ao rio Ebola. Ele é responsável por um quadro de febre hemorrágica extremamente letal. Duas epidemias ocorreram em 1976, no Zaire e no Oeste do Sudão, resultando em mais de 550 casos, com cerca de 340 mortes. Em 1979, novamente no Sudão, a doença atingiu 34 pessoas, das quais 22 morreram.

As principais formas de transmissão do vírus são: seringas e agulhas reutilizadas e contato sexual. Casos secundários foram observados entre profissionais de saúde e integrantes da família que cuidavam das pessoas doentes.

A doença aparece subitamente, acompanhada de febre alta, calafrios, dor de cabeça, falta de apetite, náusea, dor abdominal, dor de garganta e prostração profunda. Em alguns casos, entre o quinto e o sétimo dia, aparece exantema (pequenas manchas vermelhas), anunciando manifestações hemorrágicas: normalmente, conjuntivite hemorrágica e sangramento gengival.

Nas epidemias observadas, todos os casos com forma hemorrágica evoluíram para morte. Ainda não foi descoberta a cura contra o ebola.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários