Notícias de saúde

República Democrática do Congo confirma novo caso de ebola

10 de fevereiro de 2021 (Bibliomed). Um novo caso do vírus Ebola foi detectado na República Democrática do Congo cerca de oito meses depois que seu último surto da doença foi declarado encerrado. A Organização Mundial de Saúde disse em um comunicado no domingo (07/02) que o ministério da saúde da nação africana havia diagnosticado um caso da doença na cidade de Butembo, na província de Kivu do Norte, onde o vírus matou 2.299 pessoas nos últimos dois anos encerrados em junho.

A filial de Butembo do Instituto Nacional de Pesquisa Biomédica testou amostras colhidas de uma mulher que exibiu sintomas semelhantes aos do ebola depois que ela procurou atendimento médico e seus resultados deram positivo para a doença, da qual ela morreu mais tarde, disse o órgão de saúde da ONU. O ministério da saúde disse no domingo que a mulher morreu na quarta-feira e foi casada com um homem que sobreviveu à doença em um surto anterior.

A OMS disse que não é incomum que surjam casos esporádicos após um grande surto, como foi visto no leste da República Democrática do Congo. A organização também afirmou que o novo caso está sendo investigado por epidemiologistas da OMS e que mais de 70 contatos da vítima foram identificados e trabalhadores estão desinfetando os locais que ela visitou. Além disso, amostras da falecida estão sendo sequenciadas pelo genoma do Instituto Nacional de Pesquisa Biomédica para identificar a cepa do vírus que ela contraiu.

Fonte: World Health Organization. February 7, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários