Notícias de saúde

Análise revela que cigarros têm teor de alcatrão maior do que o declarado

Belo Horizonte, 12 de Dezembro de 2001 (Bibliomed). O Instituto Nacional do Câncer (Inca), a partir de um convênio com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encomendou ao laboratório canadense Labstat uma análise sobre as dez marcas de cigarro mais vendidas no Brasil. Os resultados mostraram que os maços de quatro marcas não informam adequadamente o teor de alcatrão que possuem. O alcatrão é um composto formado por 16 tipos de substâncias cancerígenas.

Uma das marcas irregulares foi a Marlboro, que informa um teor de 12 miligramas, mas apresenta 15. O Dallas afirma possuir 16 miligramas, mas tem 18. Também foram testados os cigarros Free, Hollywood e Derby e suas versões “light”. No entanto, só a Marlboro e a Dallas tinham informações errôneas. A Phillip Morris, produtora das duas marcas, não se pronunciou sobre o caso, afirmando que não foi comunicada oficialmente sobre o exame.

No caso das marcas Hollywood e Derby, o teor declarado é maior do que o identificado nos cigarros. A marca Hollywood informa ter 12 miligramas, mas só tem 10. Já a Derby informa ter 12, quando tem apenas 11. A marca Free não apresentou diferenças entre o teor declarado e o constatado.

A International Standard Organization (Iso), que recomenda a metodologia que é utilizada como padrão mundial, determina que os teores declarados e constatados podem apresentar diferenças de 15%. As amostras foram enviadas ao laboratório Labstat, referência mundial em análise de cigarros, em setembro.

Os resultados foram divulgados no fim de outubro. O objetivo da Anvisa era avaliar se as indústrias estão se adaptando à sua determinação de que os cigarros tenham 12 miligramas de alcatrão, 12 de monóxido de carbono e 1 de nicotina. A norma precisa ser cumprida a partir do fim de janeiro de 2002.

Em fevereiro, a análise será refeita. Pela nova legislação, as indústrias de cigarro não poderão mais usar as palavras “light” ou “suave” em qualquer de suas embalagens, mesmo nas consideradas de menor teor.

Nos últimos seis anos, a concentração dos compostos nocivos está diminuindo gradativamente. Até mesmo a nicotina está sendo reduzida. Em setembro de 2002, os índices de alcatrão e monóxido de carbono terão que passar para 10 miligramas.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários