Notícias de saúde

Profissionais de beleza vão orientar clientes sobre a prevenção do câncer de pele

Belo Horizonte, 04 de Dezembro de 2001 (Bibliomed). Esteticistas, manicures, podólogos e público em geral serão orientados sobre a prevenção do câncer de pele, um mal que vem atingindo um contingente cada vez maior da população brasileira. Graças a um projeto do Sesc (Serviço Social do Comércio), os profissionais de beleza vão atuar como uma fonte primária na detecção do problema e encaminhamento para o tratamento.

Um seminário internacional sobre a doença, que aconteceu na semana passada, marcou o início da campanha educativa patrocinada pela entidade e que tem o apoio de diversas sociedades científicas. Ao todo, o Sesc pretende distribuir 300 mil cartilhas com orientações para a população de São Paulo. O objetivo é que os profissionais estejam atentos a pintas, feridas e manchas na pele de seus clientes que possam ter características de câncer de pele. Detectado algum problema, os clientes serão orientados a fazer uma consulta médica.

A expectativa é de que o sucesso da campanha seja grande, já que existe um grande número de profissionais atuando nesse setor. Somente o Centro de Tecnologia em Beleza e Estética do Sesc forma 1.200 novos profissionais a cada 17 meses.

O câncer de pele será o câncer de maior incidência no Brasil esse ano, com cerca de 55 mil casos registrados. Os principais sinais da doença são feridas que não cicatrizam e pintas que coçam, crescem e às vezes sangram.

A melhor forma de evitar o problema é usar sempre o filtro solar e não ficar exposto ao sol das 10h até às 15h. O filtro solar deve ser usado em todo o corpo, inclusive pés, orelhas e pescoço. As aplicações devem ser periódicas ao longo da exposição e sempre que o indivíduo sair da água ou após suar em excesso.

Na praia, onde a radiação é mais forte, devem ser tomados ainda mais cuidados. Além do uso do filtro solar, é preciso se proteger das superfícies refletoras como areia, concreto e água. Para isso, use óculos e chapéu.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários