Notícias de saúde

Nova vacina previne meningite C

Belo Horizonte, 30 de Outubro de 2001 (Bibliomed). Estatísticas do Public Health Laboratory Service (PHLS), responsável pelo controle de doenças infecciosas no Reino Unido, constatou uma queda significativa nos casos de meningite C entre jovens menores de 20 anos. A queda de 80% no número de casos, entre 1999 e 2000, foi atribuída ao uso de uma vacina contra a doença.

Segundo as informações, os registros caíram de 700 para 142 neste período. Mary Ramsay, do Departamento de Imunização do PHLS, explicou que a nova substância foi introduzida em novembro de 1999. A Inglaterra foi o primeiro país a usar a nova vacina, desenvolvida e produzida pela Wyeth Vaccines, que compõe a American Home Products Corporation e Chiron Corporation.

Os resultados positivos animaram os técnicos do PHLS, que consideraram bastante eficaz a imunização para a prevenção de casos. No entanto, os especialistas fazem um alerta: como ainda não existe uma vacina contra a meningite B, as pessoas devem prestar atenção aos sintomas, procurando o médico em caso de dúvidas ou suspeita da doença.

A meningite é uma inflamação nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite meningocócica apresenta as variações A, B e C, e pode atacar sem alarme, levando ao óbito ou provocando seqüelas incapacitantes.

Os sintomas iniciais da doença são febre, dor de cabeça e vômito. Em alguns casos, o doente acredita que está apenas gripado. No entanto, o quadro evolui e o paciente fica com o pescoço rígido, além de manchas de cor avermelhada na pele.

Os grupos mais suscetíveis à doença são os bebês e os adolescentes. Por isso, os britânicos pretendem usar a nova vacina para imunizar todas as crianças e adolescentes menores de 18 anos.

A substância só apresenta resultados para impedir a ocorrência da meningite do tipo C, responsável por cerca de 40% de todos os casos da doença.

Os cientistas querem descobrir agora uma nova substância que tenha eficácia para imunizar contra a meningite B. No entanto, ainda não há estimativas de quanto tempo a descoberta pode levar.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários