Notícias de saúde

USP lança site sobre riscos da superexposição ao sol

Belo Horizonte, 25 de Outubro de 2001 (Bibliomed). O Instituto Astronômico, Geofísico e de Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) lançou no início do mês um site para orientar os brasileiros sobre os perigos da exposição exagerada ao sol.

A página é atualizada diariamente e traz o índice de raios ultravioletas em todas as capitais do País e em cidades importantes da América Latina, calculado a partir de informações de satélites sobre a quantidade de ozônio na atmosfera, latitude, longitude, altitude e condições atmosféricas das cidades.

O internauta pode ainda se informar sobre prevenção a doenças de pele, como o câncer; tirar dúvidas sobre o uso de bronzeadores e filtros solares; conhecer os riscos do bronzeamento artificial e aprender a detectar possíveis problemas em sua pele.

Para o pós-graduando Marcelo de Paula Corrêa, um dos responsáveis pelo site, a informação é uma arma poderosa na prevenção de problemas graves como queimaduras, catarata e câncer de pele, que podem ser causados ou agravados pelo excesso de sol. Ele afirma que muitas pessoas não sabem sequer como usar os filtros solares e lembra que os produtos só oferecem proteção depois de meia hora em contato com a pele.

Nos Estados Unidos, 20% da população têm algum tipo de doença de pele ligado à superexposição ao sol. Cerca de 5% desses problemas são muito graves, como os melanomas (câncer de pele). No Brasil, não existem estatísticas recentes.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), entre os anos de 1978 e 1982, a incidência de melanoma variou de 4 a 1,3 por 100 mil habitantes. Os dados foram obtidos a partir dos Registros de Câncer de Base Populacional de São Paulo, Porto Alegre, Recife e Fortaleza. Corrêa acredita que os números sejam ainda maiores, por causa da falta de informação da população e da cultura, que associa pele morena à beleza e saúde. O endereço do site é www.master.iag.usp.br/indiceuv.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários