Notícias de saúde

Fórmula de uma vida mais longa está perto de ser descoberta

Belo Horizonte, 31 de Agosto de 2001 (Bibliomed). Pesquisadores de todo o mundo não param de correr atrás da fórmula mágica da juventude. Na última semana, foi a vez dos norte-americanos anunciarem uma descoberta que pode significar a esperança de uma vida mais longa e saudável.

O estudo foi publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences e revela a identificação de uma região de um cromossomo onde podem estar os genes responsáveis pela longevidade.

Esse foi o primeiro estudo a usar humanos para tentar identificar os genes que influenciam no tempo de vida. Apesar do entusiasmo com a descoberta e da esperança dos pesquisadores, trata-se apenas da indicação da região do cromossomo. Ainda falta identificar o gene ou genes exatos.

Estudos feitos anteriormente levavam os cientistas a crerem que cerca de mil genes influenciam no envelhecimento dos seres humanos. Entretanto, o estudo atual desafia essa crença afirmando que eles são muito poucos.

Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores realizaram o estudo vinculado de pares de irmãos e irmãs que têm o mesmo pai e a mesma mãe, analisando 137 conjuntos com idades muito avançadas.

Para participar do estudo, o voluntário tinha que ter 98 anos ou mais e, pelo menos, um irmão de 91 anos ou mais ou irmã de 95 anos ou mais. Os resultados apontaram para uma região em particular ao longo de um determinado cromossomo onde está o material genético que predispõe uma vida longa.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários