Notícias de saúde

Experiência e Técnica: Brasil Mostra Eficiência no Combate da Aids

O Brasil através do Programa das Nações Unidas para a Aids-Unaids, com base em acordo firmado durante a 13º Congresso Mundial de Aids, na cidade de Durban, na África do Sul, vai ajudar os países em desenvolvimento no repasse de know-how para fabricação de drogas anti-Aids.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, estiveram presentes na reunião do Unaids, representantes de saúde de países, como China, Índia, Rússia e Nigéria. Esses países criaram uma espécie de tratado, como forma de trocar experiências sobre a Aids, além de mostrar interessados na fabricação própria de medicamentos antiretrovirais.

Atualmente, dos 12 remédios que podem ser combinados para compor o coquetel ant-Aids, 8 deles são fabricados no Brasil. Foram realizadas algumas reuniões com os representantes de países em desenvolvimento mais populosos para facilitar a troca de experiências sobre a questão da Aids, seu avanço, formas de controle, entre outros assuntos.

Avanço

Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de mulheres com Aids no Brasil subiu do ano de 1999 para este ano. Hoje este número atinge a casa de 40 mil, com um índice de 3,6% de aumento. Já o número de casos totais cresceu 2,7%, embora o país possua um dos melhores trabalhos de prevenção.

O Ministério da Saúde lançou em junho deste ano uma campanha de humanização do parto. A campanha garante gratificação para as instituições públicas que completarem uma rotina que inclui seis consultas pré-natais e testes anti- HIV e anti-sífilis para cada gestante. O objetivo é diminuir a transmissão vertical (de mãe para filho).

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários