Notícias de saúde

UFMG Promove Curso de Extensão Sobre Deficiência

O Centro de Extensão da Faculdade de Medicina da UFMG promove o curso "Para Compreender a Deficiência", nos dias 12 e 13 de agosto de 2000 (sábado e domingo), no Salão Nobre da Faculdade (Av. Alfredo Balena, 190 - Santa Efigênia, em Belo Horizonte , Minas Gerais. Estão sendo oferecidas 350 vagas. A taxa, simbólica, é de R$10,00 (dez reais) sendo que toda a renda será revertida para o Conselho de Saúde do Hospital das Clínicas - hospital universitário da UFMG.

Com 12 horas/aula, os participantes poderão conhecer e se identificar com os depoimentos pessoais, além de participar de várias conferências, mesas-redondas, aulas expositivas e debates. Para dirigir os trabalhos os organizadores os professores Mauro Ivan Salgado , Eugênia Ribeiro Valadares, da Faculdade de Medicina da UFMG, e Walter Camargos Jr., da Faculdade de Ciências Médicas de Belo Horizonte - reuniram alguns dos personagens mais expressivos do Estado de Minas Gerais em torno do tema "Deficiência e Qualidade de Vida".

Afinal, apesar da globalização da economia e as novas tecnologias de comunicação e educação estarem em franca ascensão, a sociedade contemporânea enfrenta desafios cada vez maiores e mais complexos, principalmente no âmbito da ética, da compreensão dos limites individuais e comportamentais. "Estes desafios se dirigem à civilização, e as respostas devem ser dadas por todos os ramos do conhecimento,de maneira integrada e complementar", defendemos.

Durante o curso serão debatidos temas como a questão da leucemia, deficiência e saúde, a evolução do homem, imunodeficiências, muscoviscidose, anemias hereditárias, deficiência e educação, além de uma série de depoimentos de deficientes, seus pais e vários profissionais sobre os assuntos. Simultaneamente ao curso será lançado um livro com depoimentos dos participantes e colaboradores, também com o objetivo de orientar familiares e amigos de pessoas portadoras de deficiência.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários