Notícias de saúde

Turma da Mônica entra no combate ao fumo

São Paulo, 07 de Junho de 2001 (eHealthLA). As repercussões das ações brasileiras pela comemoração do Dia Mundial de Combate ao Fumo vem sendo valorizadas internacionalmente.

Até a Turma da Mônica, produzida por Maurício de Souza, entrou na campanha de combate ao fumo e recebeu homenagem da Organização PanAmericana de Saúde (OPS).

Visando o público infantil, a mensagem “Deixe de fumar perto de mim” foi trabalhada em um vídeo de 30 segundos e em histórias em quadrinhos, além de cartazes, como parte da celebração do Dia Mundial Sem Tabaco (DMST), no último dia 31 de maio.

A mensagem mostra de forma simples, mas eficaz, os riscos do fumo passivo, especialmente para as crianças e pode ser encontrada no site www.monica.com.br

Ministério da Saúde do Brasil também é premiado

A Organização PanAmericana de Saúde (OPS) divulgou neste último dia de maio os ganhadores do concurso “Limpemos o Ar”, celebrado em todo o continente, e o Ministério da Saúde do Brasil foi um dos agraciados, ao lado do Canadá, Honduras e Jamaica.

A idéia do concurso é honrar aos indivíduos e instituições do continente americano que contribuíram significativamente para reduzir a presença do fuma e do tabaco no ambiente.

José Serra, Ministro da Saúde do Brasil, foi um dos ganhadores, por ter proibido o fumo em todos os veículos de transporte público. A Turma da Mônica, também foi homenageada, segundo a OPS, por ter colaborado com anúncios de serviço público instando as pessoas a que deixem de fumar, ao menos quando estão perto de crianças.

Além de Serra, o Ministro da Saúde do Canadá, Allan Rock, também foi agraciado, por colocar em prática fortes mensagens de advertência nas embalagens de cigarros. As secretarias de saúde e de educação de Honduras e o Ministério da Jamaica foram premiados por impedir que se fume em suas dependências.

A organização não-governamental norte-america pelos Direitos dos Não-Fumantes, com sede na Califórnia, ganhou o prêmio por apoiar a promoção de ambientes livres do fumo. A região de Waterloo, no Canadá, também foi premiada, por ter proibido o fumo em todos os lugares públicos fechados, inclusive bares e restaurantes.

O diretor da OPS, Dr. George Alleyne, convocou os governos, empregadores, instituições e a sociedade civil privada a somarem esforços com estes ganhadores, diante do compromisso, com metas específicas já estabelecidas, de aumentar o número de locais livres da fumaça do cigarro.

Os ganhadores do concurso anunciaram conjuntamente o seu apoio ao lançamento da iniciativa ‘América Livre do Fumo’, uma campanha de vários anos destinada a proteger o público do consumo indireto do tabaco, mediante a promoção de ambientes livres da fumaça.

A iniciativa, lançada em 31 de maio, foi concebida para gerar uma maior consciência sobre o dano causado pela presença da fumaça no ambiente e para mobilizar a adoção de medidas destinadas a criar lugares de trabalho e comunidades livres do fumo.

"'América Livre do Fumo' é um chamado à ação e uma oportunidade para criar um movimento internacional que gere ambientes livres da fumaça do tabaco. Exijam e gerem locais sem fumaça de tabaco a partir de hoje", instou o Dr. Alleyne, segundo comunicado à imprensa distribuído pela OPS.

Cerca de 200 mil pessoas morrem por ano nas Américas por causa do fumo passivo

De acordo com os cálculos da OPS, entre 122 mil e 209 mil não fumantes das Américas morrem a cada ano em função do tabagismo passivo, derivado da presença de fumaça de cigarro no ambiente, além das 845 mil que morrem anualmente por causa do consumo direto de cigarros.

A OPS, fundada em 1902, trabalha para melhorar a saúde elevar o nível de vida em todos os países das Américas. Sua Secretaria é também o Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial de Saúde.

Dia Mundial Sem Tabaco

Foi para encorajar os fumantes a abandonar o uso do fumo e despertar a consciência do público para o impacto do tabagismo na saúde que a Assembléia Mundial da Saúde criou em 1989 o Dia Mundial sem Tabaco (DMST), 31 de Maio. Os temas globais do DMST já incluíram: Locais de Trabalho Livres do Fumo, Os Veículos de Mídia e o Tabaco, e Crescimento Sem Fumo. O DMST é comemorado em todo o mundo com campanhas de mídia e outras atividades.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários