Notícias de saúde

Ministério da Saúde incentiva participação de hospitais filantrópicos no SUS

São Paulo, 27 de abril de 2001 (eHealthLA). O Ministério da Saúde está criando o Incentivo de Integração ao Sistema Único de Saúde – INTEGRASUS. O objetivo é estimular os hospitais filantrópicos a reservar, no mínimo, 70% dos leitos e do atendimento ambulatorial para o SUS e a prestar assistência 24 horas por dia em urgência e emergência. Os hospitais que aderirem ao programa passam a ser beneficiados com um adicional de até 30% sobre o valor pago pelos serviços de internação hospitalar. O financiamento será feito pelo Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC) e prevê recursos de aproximadamente R$ 69 milhões.

Vinte mil leitos

Ao todo, 235 unidades filantrópicas serão beneficiadas, que reúnem cerca de 20 mil leitos. A escolha das entidades será feita pelas secretarias estaduais de saúde. E levará em conta: a importância estratégica da unidade para o sistema estadual de saúde, o grau de envolvimento com o sistema e a posição na rede estadual de referência.

O valor do financiamento será calculado a partir da média dos pagamentos feitos nos doze meses anteriores à concessão do incentivo. A transferência dos recursos fica aos cuidados do gestor estadual de saúde. Já o repasse será efetuado pelo Fundo Estadual de Saúde. Apenas os hospitais que não recebem o Fator de Incentivo ao Desenvolvimento de Ensino e Pesquisa (Fideps) podem receber o financiamento.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários