Notícias de saúde

Anvisa retira álcool de fortificantes para eliminar a exposição de crianças ao etanol

São Paulo, 26 de abril de 2001 (eHealthLA). As empresas que produzem fortificantes deverão retirar o etanol (álcool etílico) da fórmula de seus produtos. A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem como objetivo eliminar a exposição de crianças ao etanol, substância presente em alguns estimulantes de apetite e crescimento, fortificantes, tônicos, complementos de ferro e fósforo.

A medida faz parte de uma ação que visa a revisão e a atualização dos registros dos produtos autorizados pelo Ministério da Saúde. Cerca de 20 de produtos fabricados no Brasil devem, a partir de agora, retirar o álcool etílico de sua composição nas linhas de produção. As empresas que tiverem interesse em manter o produto sem a substância terão um prazo de 60 dias para solicitarem à Anvisa as alterações necessárias. As que não se manifestarem perderão automaticamente o registro do produto depois desse prazo.

Segundo informou a Anvisa, não há evidência de que o álcool seja componente essencial na fórmula destes produtos. Sua presença, portanto, é indesejável, pois expõe as crianças à substância.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários