Notícias de saúde

Brasil é o segundo país em incidência de câncer de laringe

São Paulo, 10 de Abril de 2001 (eHealthLA). O Brasil continua sendo o segundo país em incidência de câncer de laringe, sendo a Espanha o primeiro.

Além de ser uma doença evitável, pois 95% dos casos estão ligados diretamente ao tabagismo, é um câncer de fácil diagnóstico e altamente curável em fase inicial, por se expressar apenas por uma rouquidão.

Segundo a União Internacional Contra o Câncer (UICC), a rouquidão persistente (mais de 15 dias) é considerada um importante sinal de alerta de câncer.

Diante desse fato, a Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz e a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, promovem a Semana Nacional da Voz, de 16 a 21 de abril.

Com o slogan: “Voz é Vida”, as duas entidades realizarão por todo país, palestras, caminhadas, corridas, shows, desfiles e atendimento médico para triagem e orientação sobre os cuidados que se deve ter com a voz, lembrando sempre que qualquer alteração que dure mais de 15 dias deve ser investigada.

“Infelizmente, atualmente, as doenças da voz são diagnosticadas somente em estágios avançados, gerando grandes seqüelas com imensas perdas pessoais, sociais e financeiras ao Estado.

Por exemplo: cerca de 80% dos professores afastados da rede pública têm como causa problemas da voz”, explica o médico otorrinolaringologista Agrício Crespo, presidente da Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz e coordenador nacional da Semana.

A principal orientação do especialista é que qualquer rouquidão persistente deve ser analisada por um médico otorrinolaringologista, porque a rouquidão também é sintoma de várias doenças funcionais, causadas pelo uso excessivo ou inadequado da voz. E a voz é instrumento de trabalho para aproximadamente 25% da população ativa.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários