Notícias de saúde

BRASIL: Parceria rende novos caminhos na pesquisa de droga contra o Cólera

São Paulo, 19 de Março de 2001 (eHealthLA). A Silicon Graphics Inc. (SGI) e a Molecular Simulations Inc. (MSI), formaram uma parceria tecnológica que possibilitou identificar novos caminhos no tratamento do Cólera.

Combinando poderosos equipamentos com tecnologia de ponta, os cientistas puderam analisar as 3000 seqüências no genoma do Cólera, em menos de sete dias.

A cólera é uma infecção intestinal aguda causada pelo Vibrio cholerae, uma bactéria capaz de produzir uma enterotoxina que causa diarréia. A doença é transmitida principalmente através da ingestão de água ou de alimentos contaminados.

Na maioria das vezes, a infecção é assintomática ou produz diarréia de pequena intensidade. Em algumas pessoas (menos de 10% dos infectados) pode ocorrer diarréia aquosa profusa de instalação súbita, potencialmente fatal, com evolução rápida (horas) para desidratação grave e diminuição acentuada da pressão sangüínea.

Devido ao aparecimento, nos últimos anos, de anticorpos resistentes à doença somente de 60 a 80% das vacinas de cólera são eficazes e novas drogas precisam ser urgentemente descobertas para combater o Cólera.

Embora a doença tenha sido erradicada em grande parte no mundo Ocidental, permanece uma séria ameaça à saúde na Ásia, África e América Latina.

Genoma

O genoma V. cholerae, a bactéria responsável por causar o Cólera, foi detectada pela primeira vez em agosto de 2000.

A ferramenta GeneAtlas™ da MSI, acoplada a um servidor da família Origin da SGI, possibilitou que cerca de 76% do genoma V. cholerae pudesse ser mapeado, um aumento significativo se comparado aos 54% previamente disponíveis ao público.

“Estas informações adicionais permitirão aos pesquisadores selecionar novos genes para o desenvolvimento de tratamentos e vacinas”, explica o Dr. Scott Kahn, vice-presidente de pesquisa de ciência da vida e desenvolvimento da MSI.

Medidas de Prevenção

Por ser uma doença de transmissão fecal-oral, são fatores essenciais para a disseminação da doença condições deficientes de saneamento, particularmente a falta de água tratada.

O Centro de Informação em Saúde para Viajantes (Cives) recomenda as pessoas que viajam para uma área onde exista transmissão de cólera, que observem algumas medidas de proteção.

O consumo de água tratada e o preparo adequado dos alimentos são medidas altamente eficazes. A seleção de alimentos seguros é crucial.

Em geral, a aparência, o cheiro e o sabor dos alimentos não ficam alterados pela contaminação com o Vibrio cholerae (e outros agentes infecciosos).

O viajante deve alimentar-se em locais que tenham condições adequadas ao preparo higiênico de alimentos. A alimentação na rua com vendedores ambulantes constitui um risco elevado.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários