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BRASIL: Governo Investe em Novo Sistema de Informática para o SUS

São Paulo, 19 de Fevereiro de 2001(eHealthLA). O governo vai investir R$ 300 milhões de recursos do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações) para interligar as unidades do SUS com uma rede de comunicação.

Segundo o ministro da Saúde José Serra, os recursos serão usados em quatro programas prioritários de saúde: cartão nacional de saúde, programa saúde em família, centrais de regulação e informação em saúde e central de transplantes. A verba será aplicada em 2.064 municípios, com 142 milhões de habitantes.

Cartão SUS

O Cartão SUS, um cartão magnético igual aos utilizados por clientes de banco, é a principal aposta do ministério para tentar organizar o sistema de informações de saúde no País.

A partir da próxima semana, moradores de 43 municípios passarão a usar o Cartão SUS, o sistema informatizado de atendimento do Sistema Único de Saúde que está sendo preparado há dois anos. Essas cidades fazem parte de um projeto-piloto que o Ministério da Saúde colocará em prática no primeiro semestre.

A instalação do sistema prevê que cada unidade de saúde ligada ao SUS, entre postos, hospitais e ambulatórios, terá pelo menos um computador conectado em rede com o sistema nacional.

A medida permitirá o controle de relatórios divididos por doença, período de atendimento, tipo de exame solicitado e até por remédios receitados. Com isso, o governo pretende racionalizar também a compra de medicamentos para o sistema.

O objetivo é instalar até o final do ano que vem, na primeira fase do programa, 155.176 computadores e 14.886 telefones, entre fixos e móveis. “Poderemos saber se o que o SUS está comprando é suficiente, se algo está sobrando ou faltando”, afirmou Rosani Cunha, coordenadora do projeto, que já recebeu R$ 90 milhões de investimentos.

A estimativa do Ministério é de que a maior parte do tempo nas unidades de saúde é gasta com preenchimento de fichas, guias, pedidos de exames. Segundo Serra, o cartão acaba com esse desperdício e facilita o atendimento.

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