Notícias de saúde

Ovelhas Podem Ter Doença da Vaca Louca, dizem Europeus

15 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). A doença da vaca louca pode ter se espalhado para alguns rebanhos de ovelhas e cabras, mas não existem testes eficazes para confirmar essa possibilidade, disseram cientistas europeus na quarta-feira.

Os cientistas, que trabalham para a Comissão Européia, disseram que a BSE (encefalopatia espongiforme bovina) até agora não foi constatada em ovelhas.

Mas o comitê científico da Comissão Européia responsável pelo estudo da doença disse que experimentos de laboratório mostraram que a BSE pode ser transmitida para algumas ovelhas e cabras.

O comitê também afirmou que alguns grupos de ovelhas e cabras podem ter sido alimentados com ração feita de carne e ossos possivelmente contaminados pela BSE, especialmente antes da proibição, em 1994, desse tipo de ração em toda a União Européia.

Os cientistas, reiterando uma opinião de 1998, disseram em nota que "deve ser presumível que a BSE pode ter sido introduzida em partes da população ovina e caprina".

Segundo eles, o conhecimento nessa área é muito limitado e não há testes adequados para confirmar o diagnóstico.

Não há, portanto, informações suficientes para chegar a conclusões definitivas sobre o risco potencial para humanos se a BSE for encontrada em ovelhas.

Os cientistas disseram que há necessidade de começar a coletar informações para avaliar adequadamente a possível presença de BSE no gado ovino e um sistema de identificação individual para as ovelhas.

A nova variante do mal de Creutzfeldt-Jakob, que segundo cientistas tem uma conexão com a BSE, já causou 80 mortes na Grã-Bretanha e 2 na França. Não se conhece cura para a doença degenerativa do cérebro.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários