Notícias de saúde

BRASIL: Livro Aborda a Importância Social da Cirurgia Plástica

São Paulo, 14 de Fevereiro de 2001 (eHealthLA). Publicação lançada pelo cirurgião plástico Juarez Moraes Avelar e com prefácio do renomado Ivo Pitanguy, aborda de maneira objetiva a importância da cirurgia plástica reparadora que atua em casos de correção de deformidades ou malformações orgânicas pré-existentes ou acidentais.

A obra "Cirurgia Plástica – Obrigação de meio e não obrigação de fim ou resultado" retrata uma especialidade médica ainda pouco difundida no Brasil.

"O livro mostra que os recursos da cirurgia plástica reparadora podem restabelecer a alegria, o equilíbrio psíquico, a sociabilidade e a auto-imagem de pacientes que sofrem com algum tipo de deformidade ou mutilação", explica Prof. Dr. Juarez.

Embora o Brasil esteja no topo do ranking dos países que mais realizam cirurgias plásticas no mundo (ano passado foram 350 mil cirurgias) a população ainda desconhece que esta especialidade médica existe não só para fins estéticos como também para reparar deformações orgânicas, mutilações ocasionadas por acidentes ou doenças, que impedem o paciente de manter um convívio social e profissional comum.

Papel Social

A cirurgia plástica reparadora também atua em pacientes com câncer, uma doença destruidora que pode comprometer lábios, nariz, orelhas, mamas, entre muitos outros segmentos, impedindo o paciente de seu convívio social e de trabalho.

"A cirurgia plástica é uma especialidade médica de valioso papel social, já que tem o poder de resgatar o paciente do isolamento social, do ambiente frio do afastamento humano e, sobretudo, do desconhecimento das possibilidades de tratamento de seus defeitos", conclui o especialista.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários