Notícias de saúde

Pensamento Negativo Piora Enfermidades do Estômago e do Fígado

NEW YORK, (Reuters Health) - Para mulheres com desordens gastrintestinais de dores de estômago crônicas até doença do fígado, o bem-estar emocional pode desempenhar um papel importante na melhora ou na piora dos seus sintomas físicos.

Em um estudo com 174 mulheres com problemas gastrintestinais, os pesquisadores encontraram uma pior saúde entre aquelas que eram pessimistas ou deprimidas, ou que sentiam que tinham pouco controle sobre seus sintomas. Mulheres com uma história de abuso sexual também sofreram sintomas piores.

O Dr. Douglas A. Drossman e equipe relata estes achados no Psychosomatic Medicine. Eles examinaram como as mulheres lidavam com sua enfermidade física para ver se certas estratégias de lidar com a situação afetavam as suas saúdes. As mulheres no estudo tiveram uma variedade de problemas, incluindo síndrome do colo irritável, constipação, indisposição estomacal, dor abdominal e torácica, doença do fígado, colite ulcerativa e doença de Crohn.

Eles descobriram que mulheres tenderam a “catastrofizar”, aquelas que concordaram com declarações como “eu sinto que isto nunca vai melhorar”, estavam sujeitas a sofrer piora dos sintomas dentro do período de um ano do estudo. O mesmo foi verdade para mulheres que sentiam que tinham pouco controle sobre seus sintomas ou para as que sofreram abuso sexual em algum ponto de suas vidas. Os dois estão ligados, de acordo com o Dr. Drossman, porque as vítimas de abuso sexual frequentemente se sentem com pouco poder para fazer mudanças positivas.

O Dr. Drossman disse à Reuters Health que não está claro se a saúde deficiente antes do estudo engatilhou o ponto de vista negativo das mulheres. O que é importante é que a maneira negativa de lidar com esta situação foi um sinal de piores prognósticos nestas mulheres. De acordo com o Dr. Drossman, mulheres que lidam negativamente com suas desordens gastrintestinais podem precisar de tratamento cognitivo-comportamental. Este tipo de tratamento procura melhorar o modo como as pacientes se sentem a respeito de sua saúde física através de terapia de grupo, exercícios e outras atividades.

Fonte: Psychosomatic Medicine 2000; 62:309-317.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários