Notícias de saúde

Fumo na Gravidez Aumenta Risco de Infecção na Criança

NOVA YORK (Reuters Health) - Os filhos de mulheres que estavam abaixo do peso normal antes de ficarem grávidas ou que fumam durante a gestação tendem a ficar doentes com mais frequência no primeiro ano de vida. Estes bebês correm risco maior de hospitalização por infecção das vias aéreas superiores, diarréia e outros problemas, segundo a equipe de Wei Yuan da Universidade de Aarhus, Dinamarca.

No estudo com 10.400 crianças dinamarquesas, os pesquisadores verificaram que mais de 6 mil foram hospitalizadas, pelo menos uma vez, entre os 6 meses e 12 anos de idade. Cerca de 30 por cento delas foram internadas com uma ou mais doenças infecciosas, informou a equipe na edição de fevereiro do Pediatrics.

As crianças cujas mães fumaram durante a gravidez foram 24 por cento mais propensas a ser hospitalizadas que os filhos de mães não fumantes. As mulheres que tinham um índice de massa corporal (IBC) menor que 18 (menos de 55 Kg para uma mulher de 1,50m) foram 29 por cento mais propensas a "ter bebês que foram hospitalizados com doenças infecciosas", segundo o trabalho. O índice de massa corporal é uma proporção entre altura e peso.

Essas conclusões são válidas mesmo depois do ajuste de outros fatores e apesar do ganho de peso das mães durante a gravidez, mas a associação diminuiu depois que as crianças atingiram 5 anos de idade, indicou o artigo.

"O fumo materno durante a gestação e um IBC baixo antes da gravidez estão associados a um risco maior de hospitalização por doenças infecciosas durante a primeira infância", avaliaram os pesquisadores.

O risco da criança cresce com o aumento do número de cigarros consumidos diariamente e com o nível de absorção de nicotina, observaram os autores.

A razão para esta associação pode estar no fato de o "desenvolvimento estrutural de alguns órgãos ser afetado pelo fumo da mãe, provocando uma suscetibilidade maior a ataques de bactérias e vírus", argumentaram os pesquisadores.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2001 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários