Notícias de saúde

Vírus Semelhante ao Ebola Intriga Especialistas no Canadá

Por Ian Karleff

TORONTO (Reuters)
- Uma doença tropical misteriosa está intrigando especialistas internacionais no Canadá. Eles estão tentando definir que tipo de vírus infectou uma mulher congolesa que está sendo tratada num hospital de Toronto.

Autoridades de saúde já determinaram que não se trata do Ebola, vírus fatal que matou mais de 170 pessoas em Uganda recentemente.

A congolesa está sendo mantida em quarentena desde que ficou doente, no fim de semana, logo depois de chegar ao Canadá vinda da República Democrática do Congo.

"A má notícia é que a paciente piorou e está em condição crítica", disse Mark Loeb, especialista em doenças infecciosas da Hamilton Health Sciences Corp.

Os médicos disseram que a congolesa está com complicações hepáticas.

A doença da mulher está merecendo muita atenção da mídia, pois poderia ser o primeiro caso de Ebola na América do Norte.

O Ebola e outras infecções hemorrágicas são disseminadas por secreções humanas como sangue, saliva e sêmen. As vítimas morrem em poucos dias, após crises de vômito e sangramento.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças, de Atlanta (EUA), informou ter recebido amostras do Canadá na quinta-feira, mas não soube precisar quanto tempo levará para fazer todos os testes para investigar a doença.

Segundo as autoridades de saúde, é quase impossível que alguém tenha sido infectado durante a viagem da congolesa ao Canadá via Nova York.

O Ebola foi identificado pela primeira vez em 1976, na República Democrática do Congo.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2001 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários