Notícias de saúde

Criança Sonolenta Corre Maior Risco de se Machucar

08 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). Crianças pequenas que não dormem direito podem ser mais suscetíveis a sofrer lesões decorrentes de acidentes, informaram pesquisadores italianos.

Os cientistas verificaram que dormir menos de dez horas por dia, incluindo o cochilo, coloca as crianças em um risco 86 por cento maior de ferimentos causados por acidentes como escorregões, tropeços ou quedas.

Crianças entre 3 e 5 anos de idade foram especialmente vulneráveis, informou a equipe de Francesca Valent, da Universidade de Udine. Os meninos tiveram um aumento nos ferimentos de até quatro vezes quando ficaram acordados por, no mínimo, oito horas consecutivas.

Os pesquisadores avaliaram os hábitos de sono de 311 crianças que foram ao pronto-socorro com ferimentos provocados por acidentes. Os pais preencheram questionários que incluíram as horas que a criança dormiu, hora por hora, nos dois dias anteriores ao acidente. O objetivo dos pesquisadores foi comparar os padrões de sono de um dia sem acidentes com o sono do dia do ferimento.

"No geral, mais crianças tiveram longas horas de sono", dois dias antes do acidente, comparado às 24 horas anteriores ao ferimento, informou a equipe de Valent. As conclusões foram publicadas na edição online de fevereiro da revista Pediatrics.

"Faz sentido e parece lógico que crianças pequenas sejam mais propensas a acidentes quando não estão dormindo o suficiente", disse à Reuters Health George Cohen, porta-voz da American Academy of Pediatrics.

Os meninos também tenderam a ser menos cuidadosos com o aspecto físico -- pulando de cadeiras ou lutando com outras crianças -- explicou Cohen.

"O fato dos meninos poderem ser mais vulneráveis a acidentes quando estão cansados não é uma surpresa", disse o pesquisador.

Cohen observou que o estudo identificou apenas uma pequena diferença no sono -- cerca de 20 minutos -- entre o período em que estavam bem descansados dois dias antes do acidente e o período com "falta de sono" pouco antes da chegada ao pronto-socorro.

"Isto torna mais difícil tirar conclusões muito específicas do estudo", disse Cohen.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários