Mutação Genética é Ligada à Menopausa Precoce

01 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). Cientistas identificaram uma mutação genética responsável por uma síndrome hereditária caracterizada pela insuficiência ovariana, que pode apontar para a causa da ocorrência de menopausa precoce me algumas mulheres.

A síndrome, conhecida como Bpes, está ligada a uma mutação em um gene chamado FoxL2, informaram pesquisadores na edição de fevereiro da revista Nature Genetics. É possível que a mesma mutação esteja ligada a alguns casos de menopausa precoce, disse David Schlessinger.

O FoxL2 é um gene que estimula outros genes a "ligar ou desligar" no momento apropriado. Uma mutação em uma das duas cópias desse gene interrompe este processo.

Schlessinger, do Instituto Nacional sobre Envelhecimento, em Baltimore (Maryland), integrou uma equipe internacional que descobriu a associação da mutação genética à Bpes -- distúrbio hereditário marcado por anormalidades na pálpebra e insuficiência ovariana.

De acordo com ele, pesquisas estão em andamento para verificar se a mutação FoxL2 se estende a casos em que a menopausa ocorre em mulheres com menos de 40 anos de idade.

"Não me surpreenderia se aparecesse em casos esporádicos", disse o pesquisador.

Durante o desenvolvimento fetal, o gene FoxL2 ajuda na formação da pálpebra e garante que a mulher desenvolva o número necessário de óvulos para seu período reprodutivo. No momento do nascimento, os ovários já contêm todos os óvulos.

Ao examinar várias famílias afetadas pela Bpes, os pesquisadores conseguiram apontar a mutação do FoxL2 como responsável.

A menopausa precoce tem várias causas, incluindo o tratamento com radiação ou quimioterapia. Mais de 30 por cento das mulheres com menopausa precoce também tiveram parentes com o problema, indicando que os genes têm um papel importante.

Se uma mutação genética fosse identificada como causa, seria possível usar uma droga para estimular a atividade do gene e "prolongar a vida reprodutiva da mulher", explicou Schlessinger.

Com um número cada vez maior de mulheres deixando a gravidez para mais tarde, a menopausa precoce pode se transformar em uma grande preocupação.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.