Notícias de saúde

Painel da FDA Diz Que Suplementos Oferecem Risco de Vaca Louca

24 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Após várias horas de discussão, uma comissão da Food and Drug Administration (FDA), órgão dos EUA que controla drogas e alimentos, disse na semana passada que é possível que pessoas que consomem suplementos alimentares estejam expostas ao mal da vaca louca e que a agência deveria considerar a necessidade de proibir essas pessoas de doarem sangue ou tecidos.

O comitê assessor de Encefalopatias Espongiforme Transmissíveis recebeu pouca evidência concreta de que os suplementos poderiam estar contaminados com o mal da vaca louca, ou encefalopatia espongiforme bovina (BSE, na sigla em inglês). Mas ainda assim acha que a FDA deveria considerar definir como critério perguntar às pessoas que suplementos alimentares elas consomem antes de doarem sangue.

A FDA geralmente, mas não sempre, segue as decisões de suas comissões.

A comissão disse que ninguém deveria ser impedido de doar sangue agora, mas que o processo de fabricação dos suplementos e a origem de seus ingredientes deveriam ser monitorados.

"O comitê expressou com muita convicção que padrões mais severos deveriam ser aplicados aos fabricantes de suplementos alimentares e que esses fabricantes fossem monitorados", o chefe da comissão, Paul Brown, do Instituto Nacional de Disfunções Neurológicas e Derrames dos EUA.

"É importante que nós saibamos que esses alimentos são seguros", ele disse. "Eu acho que ouvimos evidências suficientes para sugerir que eles talvez não sejam." Membros do comitê estavam preocupados com alguns suplementos alimentares que são fabricados com tecido cerebral, da medula espinhal ou da glândula pituitária ou tecido glandular de gado, especialmente gado europeu.

Não há casos de BSE nos Estados Unidos. De qualquer forma, disse Brown, isso não quer dizer que não podem ocorrer. Ele e outros membros da comissão sugeriram que pessoas evitem qualquer produto fabricado com miolo de gado ou tecido pituitário. Os membros do painel também disseram estar preocupados que os fabricantes de suplementos importem produtos bovinos de outros países com gado infectado.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários