Notícias de saúde

Meia-Calça Pode Reduzir Cansaço e Dores nas Pernas

19 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Algumas meias-calças não são apenas um acessório da moda, mas também uma forma de aliviar inchaços e reduzir o desconforto de ficar de pé durante longas horas.

Pesquisadores do Laboratório de Desempenho Humano da Ball State University, em Muncie, Indiana, nos EUA, analisaram os benefícios do uso de meias-calças com compressão, fabricadas por marcas famosas. Eles avaliaram várias marcas, incluindo duas da América do Norte e uma da Europa.

Os resultados foram publicados na última edição da revista "Medicine & Science in Sports & Exercise".

O benefício, explicou William J. Kraemer, é oriundo da compressão gradual desses tipo de meia-calça. Essas peças são gradualmente mais apertadas no pé e nos tornozelos, o que previne o acúmulo de fluídos nas regiões mais baixas das extremidades, que pode ocorrer quando uma pessoa fica de pé durante longas horas.

"O que descobrimos", Kraemer disse, "é que tanto a compressão leve como a moderada são eficazes no que se refere a enfrentar o desconforto de ficar oito horas em pé atrás de um balcão.

Essas descobertas podem oferecer um alívio maior a garçonetes que sofrem a agonia de ter pés doloridos após um dia de trabalho, mas que não precisam de meia-calça com compressão que médicos muitas vezes prescrevem para pessoas que têm problemas circulatórios.

No estudo, Kraemer e seus colegas fizeram 12 mulheres jovens e saudáveis realizar várias tarefas durante quatro sessões de oito horas com intervalos de uma semana.

Antes e depois de cada sessão, os cientistas mediram o tornozelo da voluntária, a batata da perna e a circunferência da coxa, o diâmetro das veias usando ultra-sonografia, a pressão arterial e o batimento cardíaco.

Os cientistas verificaram também se havia presença de substâncias no sangue que indicasse danos aos tecidos, além de a altura que elas conseguiam pular estando em pé, a pressão do pé e o que é considerado desconfortável para cada uma.

Todos os modelos de meia-calça testados pareceram inibir o inchaço e o acúmulo de sangue na região do tornozelo e das pernas, o que causou menos desconforto, segundo o estudo.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários