Notícias de saúde

A Chave do Auto-Reconhecimento Está no Lado Direito do Cérebro

19 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Se o rosto na foto não é familiar e é o seu, provavelmente há algum problema com o lado direito do seu cérebro. Em uma pesquisa publicada na revista científica "Nature" de quarta-feira, cientistas do Centro Médico Beth Israel Deaconess, em Boston, mostraram que a capacidade de reconhecer quem somos está ligada à atividade de um dos lados do cérebro.

"Não é um fenômeno do tipo tudo ou nada, mas reconhecer o próprio rosto parece ser uma atividade preferencial do hemisfério direito", disse Julian Keenan, um psicólogo cognitivo do hospital em Massachusetts.

Ele e seus colegas testaram a capacidade de cinco pacientes com epilepsia -- que estavam sendo examinados para serem submetidos a uma cirurgia, a se reconhecerem em uma imagem deles que estava mesclada com a de uma pessoa famosa. Nos testes do pré-operatório, cada lado do cérebro estava anestesiado.

Cada paciente do sexo feminino recebeu a imagem mesclada com a imagem de Marilyn Monroe ou da princesa Diana, enquanto os homens assumiram traços de Bill Clinton ou de Albert Einstein.

Depois, todos os pacientes reconheceram sua imagem, mesmo mesclada, quando o lado esquerdo do cérebro estava anestesiado, mas quatro reconheceram a pessoa famosa quando o lado direito estava anestesiado.

Em outro experimento, os cientistas monitoraram a atividade cerebral de dez funcionários saudáveis do hospital enquanto eles observavam a imagem deles mesclada com a de alguma personalidade e outra imagem de um colega também mesclada.

Os pesquisadores notaram uma maior atividade cerebral no lado direito do cérebro quando os funcionários observavam a sua própria imagem mesclada.

"Uma das impressionantes descobertas em psicologia é que humanos e macacos são as únicas espécies que conseguem reconhecer seus próprios rostos em um espelho", Keenan disse por comunicado.

"Acredita-se que essa capacidade seja o marco da consciência. Saber que o nosso próprio rosto é nosso invariavelmente requer uma noção de si próprio. Sem essa noção, seria praticamente impossível reconhecer quem somos", ele acrescentou.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários