Notícias de saúde

Exercícios Durante a Gravidez Ajudam no Crescimento do Bebê

17 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Mulheres que começam um programa de exercícios moderados durante o início da gestação podem estar fazendo um favor a seus bebês, afirmaram pesquisadores. Os exercícios podem ajudar a melhorar o crescimento saudável do feto, de acordo com os cientistas.

As descobertas podem ser especialmente úteis para mulheres sob risco de ter um bebê de baixo peso ao nascimento, como mulheres mais velhas e aquelas que ganham pouco peso durante a gravidez.

James F. Clapp III e sua equipe analisaram 46 mulheres que não se exercitavam regularmente e estavam na 8a semana de gestação. Elas foram solicitadas a praticar exercícios com pesos moderados de três a cinco vezes por semana ou não praticar nenhuma atividade física durante o restante da gravidez.

Os bebês nascidos das mulheres que se exercitaram eram significativamente maiores e mais gordos, com melhor tamanho e gordura corporal gerais, em comparação àqueles de mães que não se exercitaram, afirmaram os cientistas na edição de dezembro de American Journal of Obstetrics and Gynecology.

Um programa de exercícios pode ser uma forma fácil e aceitável de aumentar o crescimento do feto em gestações normais, concluíram Clapp, do Centro Médico MetroHealth, em Cleveland, e sua equipe.

Como o estudo foi conduzido com mulheres de baixo risco e saudáveis, as descobertas não indicam necessariamente que os exercícios são tão benéficos em mulheres de alto risco e que não estão saudáveis.

"Mesmo assim...a introdução precoce de um regime de intensidade moderada de exercícios com peso durante a gestação pode ter valor preventivo em pessoas ou populações sob risco de terem (recém-nascidos) de baixo peso ao nascimento", acrescentaram os pesquisadores.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários