Notícias de saúde

Reposição com estrogênio pode causar um tipo específico de câncer de mama

Por Nancy Deutsch

NEW YORK, (Reuters Health) – Uma nova pesquisa sugere que o uso de terapia de reposição hormonal (TRH) combinada aumenta o risco de desenvolver um certo tipo de câncer de mama conhecido como carcinoma lobular de mama.

Mulheres tomando TRH combinada por pelo menos 6 meses estavam mais de duas vezes susceptíveis a desenvolver tumores lobulares quando comparadas com não usuárias de hormônios para a menopausa, descobriram pesquisadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center de Seattle, Washington. Estas mulheres não estão mais susceptíveis a desenvolver câncer ductal, o tipo mais comum de câncer de mama entre a população geral, relata o Dr. Christopher I. Li.

Embora o câncer lobular cresça como uma camada de células, tornando difícil a detecção à mamografia ou ao exame físico, “mulheres com câncer lobular têm taxas de sobrevida ligeiramente maiores". Os pesquisadores decidiram realizar este estudo porque, clinicamente, os médicos estavam relatando que mulheres em uso de TRH contendo tanto estrogênio quanto progesterona pareciam estar tendo mais câncer na sua forma mais rara. Ao mesmo tempo que este estudo foi publicado, os pesquisadores publicaram um outro estudo mostrando que entre 1977 e 1995 a incidência de câncer lobular cresceu entre mulheres americanas, mas a incidência de câncer ductal manteve inalterada. A TRH combinada começou a se tornar popular no final da década de 70, levando os pesquisadores a pensar que pudesse haver uma conexão, disse o Dr Li.

Foram entrevistadas 537 mulheres brancas com idades entre 50 e 64 anos que tiveram o diagnóstico confirmado de câncer de mama através do Sistema de Vigilância ao Câncer (Cancer Surveillance System) entre Janeiro de 1988 e Junho de 1990 em King County, Washington. Além disso, a equipe entrevistou 492 mulheres (“controle”) da mesma idade e área geográfica que não tiveram câncer de mama. Das mulheres com câncer, 58 tiveram tumores lobulares, e 370 tiveram tumores ductais. As outras mulheres tiveram outros tipos de câncer de mama. Aquelas mulheres que tomaram a TRH combinada por pelo menos 6 meses tiveram um risco 2,6 vezes maior de desenvolver tumores lobulares de mama quando comparadas com as mulheres do grupo controle. Mulheres que usaram alguma vez a TRH tinham risco 2,1 vezes superior de ter câncer lobular.

Mulheres que tomaram estrogênio não contrabalanceado também estavam mais susceptíveis a desenvolver tumores lobulares de mama, mas em grau menor. Nenhuma das mulheres tomando TRH estiveram mais susceptíveis a desenvolver tumores ductais, indicam os achados.

Houveram relativamente poucos casos de cânceres lobulares (58) e isto é “somente um único estudo, então nós achamos que há algo acontecendo, é muito cedo para fazer recomendações clínicas,” disse o Dr. Li à Reuters Health. Sua equipe planeja conduzir mais estudos nesta área.

FONTE: Cancer 2000;88:2570-2577.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários