Publicidade

Notícias de saúde

Áustria Reage com Ceticismo a 1º Possível Caso de Vaca Louca

16 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Após um teste inconclusivo realizado na Alemanha no final de semana, a Áustria aguarda os resultados dos exames de um caso que possivelmente seja o primeiro de doença da vaca louca no país, informou na segunda-feira o governo da Província do Tirol.

O porta-voz provincial Herwig Ortner disse que as autoridades vêem com grande ceticismo os resultados do exame preliminar realizado em Singen, na Alemanha, e esperam que os novos exames não confirmem que se trata de encefalopatia espongiforme bovina (BSE, mais conhecida como doença da vaca louca).

"O segundo exame será conduzido na Universidade de Tuebingen, e o resultado deve ser conhecido até a metade da semana", explicou.

O animal em questão nasceu e foi criado no Tirol, na Áustria ocidental, e em novembro passado foi vendido a um comprador na Alemanha, onde foi abatido. Veio de uma pequena fazenda austríaca que não comprou ração da Alemanha, onde já ocorreram casos confirmados de BSE.

Todos os exames de BSE conduzidos na Áustria até agora deram negativo. O país alpino proibiu o uso em ovelhas e vacas de rações contendo carne e farinha de ossos, desde 1990. A maior parte do gado de corte é criada em fazendas pequenas que não utilizam os métodos de produção industriais comuns em outros países.

No mês passado a Áustria proibiu a importação de gado e carne bovina alemã.

Muitos cientistas acreditam que os humanos que contraem a nova variante da doença de Creutzfeldt-Jakob (vCJD), equivalente humana da BSE, o fazem por ingerir carne contaminada com BSE.

Mais de 80 pessoas na Grã-Bretanha e duas na França já morreram de vCJD. Não se sabe quanto tempo a doença leva para aparecer, nem a quantidade de carne contaminada com BSE que é preciso consumir para contaminar a pessoa que a consome.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: