Notícias de saúde

Atletas Olímpicos Britânicos Sofreram Trombose, diz Médico

12 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Três atletas olímpicos britânicos sofreram de coágulos sanguíneos potencialmente fatais -- a chamada "síndrome da classe econômica" -- ao voarem para a Austrália durante os Jogos de Sydney, disse um médico australiano na quinta-feira.

O cirurgião vascular David Grosser não revelou os nomes dos atletas que ele tratou na chegada ao Estado de Queensland para treinamento, antes das Olimpíadas de setembro de 2000. Ele disse que o fato salienta os riscos da trombose venosa profunda (TVP), nome pelo qual o mal é conhecido.

"A mensagem é que pode acontecer com gente jovem, que de fato não está doente", disse ele à Reuters.

A apreensão internacional com a incidência de TVP está crescendo. A síndrome ocorre quando se formam coágulos devido à falta de movimento em espaços confinados. A morte instantânea pode ocorrer, caso os coágulos atinjam o coração ou os pulmões.

O problema pode se manifestar em qualquer circunstância em que o movimento é limitado, como depois de cirurgias e durante a gravidez.

Esse tipo de trombose vem sendo ligada a vôos de longa duração, depois de várias mortes -- incluindo a de uma jovem britânica de 28 anos, no fim de uma viagem de avião de 20 horas da Austrália para a Inglaterra, em outubro do ano passado.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários