Notícias de saúde

Pesquisada Nova Vacina para Meningite

NEW YORK (Reuters Health) - Uma vacina contra um tipo de bactéria que causa meningite nas crianças é segura e parece estimular o sistema imunológico a reconhecer a infecção.

Meningite, que pode ser causada por vírus ou bactérias, é uma inflamação das meninges, a cobertura do cérebro e medula espinhal. Os sintomas iniciais da meningite incluem febre, dores de cabeça e rigidez do pescoço. Uma vacina contra o Haemophilus influenzae do tipo B (Hib) praticamente eliminou esta bactéria como causadora de meningite.

Agora, um novo estudo sugere que uma vacina contra a bactéria Neisseria meningitidis (atualmente a principal causadora de meningite) poderia ajudar a eliminar esta bactéria como causa desta infecção potencialmente fatal.

Antibióticos e outras drogas podem ser usados para tratar a meningite causada por esta bactéria (tais drogas são inúteis para tratar meningites causadas por vírus), mas a infecção é fatal em cerca de 10% dos casos. Embora atualmente exista uma vacina contra a Neisseria meningitidis ela apresenta efeitos limitados. No estudo atual, 182 crianças saudáveis foram randomizados para receber a nova vacina que os protege contra um tipo de Neisseria meningitidis (tipo C). Algumas das crianças recebem esta vacina, vacina conjugada para meningococos C, enquanto outras recebem uma vacina contra hepatite B. As crianças eram imunizadas aos 2, 3 e 4 meses. Aos 12 meses a criança recebia um reforço ou da vacina nova ou da antiga. O Dr. Paul Heath e colaboradores, do St. George's Hospital Medical School de Londres, disse que a vacina era bem tolerada em crianças de apenas 2 meses de idade. A vacina também não apresentou mais efeitos colaterais do que a vacina de hepatite B. Mais ainda, relataram que a vacina parecia produzir uma memória imunológica, o que significa que o sistema imunológico se lembra da bactéria e reage rapidamente se exposto a ela novamente.

"Agora existe uma vacina contra o tipo C da Neisseria meningitidis que tem o potencial de reduzir significativamente os números de casos e mortes que esta doença causa em muitos países" disse o Dr. Heath à Reuters Health.

"Esta e várias outras vacinas conjugadas contra o meningococo C estão sendo atualmente usadas no Reino Unido em uma campanha de vacinação nacional". "Esta campanha começou em novembro de 1999 e uma redução nesta doença já está sendo percebida".

Fonte: The Journal of the American Medical Association 2000;283:2795-2801, 2842-2843.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários