Notícias de saúde

Terapia Anti-HIV é Ligada a Risco Fatal em Gestante

10 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). O laboratório Bristol-Myers Squibb (BMS) divulgou uma carta aos profissionais da saúde alertando que gestantes podem estar sob risco maior de acidose láctica fatal ao receber a combinação de drogas anti-HIV Zerit (estaduvina) e Videx ou Videx EC (didanosina) com outros agentes antivirais.

A acidose láctica ocorre quando as células do corpo não conseguem converter o alimento em energia disponível, explicou a Food and Drug Administration (FDA), agência norte-americana reguladora de drogas e alimentos, em um comunicado na sexta-feira.

A condição provoca excesso de ácido acumulado no corpo, podendo danificar órgãos vitais como fígado e pâncreas.

O laboratório divulgou o alerta sobre a combinação de drogas anti-HIV após três relatos de acidose láctica fatal, com ou sem pancreatite (inflamação do pâncreas), em gestantes que estavam tomando Zerit e Videx com outros medicamentos antivirais para tratar HIV, disse a FDA.

Duas das mortes envolviam participantes de um ensaio clínico testando uma nova terapia de HIV, enquanto a terceira morte foi identificada através de inspeção, destacou a agência.

A FDA disse que vai reforçar os alertas nas bulas dos dois produtos para alertar que mulheres sob o regime de combinação devem ser monitoradas atenciosamente para sinais de acidose láctica e lesão hepática.

A acidose láctica é uma complicação "pouco frequente mas bem descrita" da classe de agentes anti-HIV conhecidos como inibidores nucleosídeos da transcriptase reversa, destacou a agência.

A BMS está recomendando que a terapia de drogas anti-HIV seja prescrita somente em casos em que os benefícios sobrepõem os riscos, como nos que a paciente "esgotou outras opções de tratamento".

A FDA afirmou que tem conhecimento de diversos casos não-fatais de acidose láctica com ou sem pancreatite de gestantes que estavam tomando Zerit ou Videx.

Alguns dados sugerem que as mulheres estão sob risco maior de acidose láctica e toxicidade hepática, mas não se sabe ainda se a gravidez aumenta o risco, de acordo com a agência.

O Zerit teve vendas de 605 milhões de dólares em todo o mundo em 1999, com o Videx gerando vendas de 205 milhões.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários