Notícias de saúde

Progesterona em micropartículas alivia sintomas relacionados à menopausa

WESTPORT, 15 de maio (Reuters Health) – A substituição da progesterona em micropartículas ao invés do acetado de medroxyprogesterona (MPA) diminui os sintomas relacionados à menopausa e provavelmente aumenta a aderência das pacientes à terapia de reposição hormonal (TRH).

A Dra. Lorraine Fitzpatrick da Clínica Mayo em Rochester, Minnesota, e Dra. Brinda Wiita da Solvay Pharmaceuticals em Marietta, Geórgia, entrevistaram 176 mulheres que estavam usando progesterona em micropartículas por 1 a 6 meses após terem sido retiradas da terapia com MPA.

Em doses de 100 a 400mg quatro vezes ao dia, 80% dos indivíduos relatou excelente satisfação com o novo regime de TRH, e mais de 65% relatou melhora em relação ao regime anterior. Os sintomas vasomotores foram melhorados em 50% dos indivíduos, a ansiedade e depressão em 45%, e os sintomas somáticos em 32%. Os indivíduos também relataram melhora em distúrbios do sono, problemas menstruais, dificuldades cognitivas e função sexual.

Os autores concluem, na edição de maio do Journal of Women's Health, que os efeitos da qualidade de vida da progesterona natural são superiores aos dos regimes contendo MPA. ´Estes benefícios combinados aos efeitos positivos sobre as lipoproteínas sugerem que a progesterona em micropartículas pode oferecer um espectro mais amplo de benefícios para mulheres pós-menopausa.”.

J Women's Health 2000;9(4):1-7.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários