Cientistas Identificam Gene Ligado a Tipo Comum de Cegueira

05 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Pesquisadores identificaram um gene relacionado à causa mais comum de cegueira e afirmaram que a descoberta vai ajudar na busca de novos tratamentos.

De acordo com os cientistas, o gene, chamado ELOVL4, é a causa da degeneração macular da doença de Stargardt, que rouba a visão de mais pessoas do que qualquer outro fator, especialmente no caso de idosos.

"Essa importante descoberta revela um novo trajeto da degeneração macular e vai permitir a criação de um modelo animal para testar potenciais terapias de drogas para a degeneração macular da doença de Stargardt e da degeneração macular relacionada à idade", disse Kang Zhang, do Instituto Ocular Cole e da Clínica de Cleveland, em um comunicado.

As descobertas de Zhang e sua equipe estão publicadas na edição de janeiro de Nature Genetics.

A degeneração macular causa visão embaçada, áreas nebulosas ou pontos obscuros no centro da visão. A maioria dos casos ocorre devido ao envelhecimento e endurecimento dos tecidos maculares, parte da retina sensível à luz na parte preta do olho, ou devido a depósitos de pigmento na área.

Em 90 por cento dos casos, chamados de degeneração macular seca relacionada à idade, novos vasos sanguíneos crescem abaixo da retina e deixam escapar sangue e fluido, fazendo com que as células da retina morram e formem os pontos obscuros.

A degeneração macular da doença de Stargardt é similar à forma seca da doença e a descoberta do gene vai ajudar cientistas a esclarecer seu desenvolvimento, de acordo com Zhang.

Não existem tratamentos capazes de restituir a visão perdida devido à doença, mas muitos pesquisadores acreditam que a nutrição tem um papel importante. Às vezes, médicos recomendam a pacientes idosos sob risco a ingestão de suplementos de zinco e o aumento do consumo de vitaminas antioxidantes como vitaminas A, C e E.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.