Notícias de saúde

Brasil: Dor nas Costas Interfere no Trabalho e no Dia-a-Dia

São Paulo, 3 de Janeiro de 2001(eHLA). Os números são impressionantes: 90% da população mundial vão ter dor nas costas em algum momento da vida. Pesquisas mostram que, pelo menos 50% dos trabalhadores da indústria e do comércio, apresentam dor nas costas por algum período durante a sua carreira. Acrescente-se que 85% dos portadores de dor nas costas têm crises repetitivas. Segundo o ortopedista Ivan Ferraretto Hospital Samaritano de São Paulo os trabalhadores com maior risco são aqueles que carregam pesos ou que assumem posturas erradas nas posições: sentada ou de pé. Estatísticas americanas mostram que há cerca de 25 milhões de trabalhadores nos Estados Unidos que sofrem dessa dor e 1,2 milhões estão incapacitados para o trabalho.

”É fundamental a prevenção das dores na coluna, dando-se ênfase à continuação dos estudos sobre as suas causas e também incentivando e divulgando as modernas técnicas de tratamento através de exercícios”, explica Ferraretto. Segundo o especialista é importante também orientar os responsáveis da indústria e do comércio sobre as melhores condições de trabalho para evitar o aparecimento destas dores nos seus funcionários. "As pessoas precisam acreditar na prevenção da doença. E não aprender sobre ela apenas quando algo acontece", completa o médico.

Uma questão de postura - Como cuidar da coluna

Conhecer a coluna e respeitar seus limites é o primeiro esforço para protegê-la ou endireitá-la. Veja algumas dicas:

· Sentar corretamente: em vez de apoiar todo o peso sobre a coluna, posicione o tronco sobre os ilíacos (os dois ossinhos da bacia). Os pés devem estar bem plantados no chão e as coxas, paralelas. A escolha da cadeira também conta pontos positivos se for de um modelo mais reto e duro.

· Na hora de dormir, evite ficar de bruços. O melhor é deitar de barriga para cima. Para maior conforto, você pode colocar as pernas sobre um travesseiro, na altura da dobra dos joelhos. Ao acordar, espreguiçar-se é uma boa maneira de acordar a musculatura. Só depois, vire de lado e se levante apoiando o corpo sobre as mãos.

· Para pegar objetos do chão dobre os joelhos e erga o peso o mais próximo possível do corpo.

· Não leia sentado nem fale ao telefone com ele pendurado no ombro.

· Combater o sedentarismo é importante. A musculatura tonificada ajuda a manter a coluna no lugar e bem protegida.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários