Notícias de saúde

Fumo Prejudica a Saúde Mais Cedo do que Imaginava-se

27 de Dezembro de 2000 (Bibliomed). O fumo tem consequências negativas para saúde até mesmo para os adultos jovens que fumam. Os especialistas verificaram que as pessoas que fumam aos 20 e 30 anos de idade são muito mais propensas a faltar ao trabalho ou a ser internadas no curto prazo do que as não fumantes.

"Encontramos uma população relativamente jovem -- a maioria fumava há cerca de 10 anos, o que não é muito -- e ficamos surpresos ao detectar efeitos substanciais e em desenvolvimento na sua saúde", informou o chefe do estudo, major Anthony Roberts, do Departamento de Prevenção e Avaliação dos Serviços de Saúde da Base da Força Aérea de Brooks, no Texas.

Os pesquisadores avaliaram a saúde de quase 88 mil militares da ativa. A equipe centrou o trabalho nas condições gerais de saúde, falta ao trabalho e tempo de hospitalização. As conclusões foram publicadas na última edição da revista Tabacco Control.

Os pesquisadores verificaram que o fumo provocou aumento nas faltas ao trabalho e no risco de hospitalização. Em relação aos não fumantes, os fumantes apresentaram risco 30 por cento maior de internação por causas que excluíam ferimentos e os ex-fumantes, 20 por cento. Entre mulheres, o aumento do risco foi de 25 por cento para as que fumavam e 13 por cento para ex-fumantes.

O fumo foi associado a um aumento de 60 por cento nas faltas ao trabalho entre homens e 15 por cento entre mulheres -- sendo que falta ao trabalho foi definida como estar hospitalizado ou em licença médica.

A falta ao trabalho foi registrada quando resultou de doença grave e prolongada, não apenas ficar doente por um dia, disse Roberts à Reuters Health.

"Como consideramos problemas de saúde que eram realmente sérios, isto é a ponta do iceberg", enfatizou o pesquisador.

"Estes resultados abrem uma nova perspectiva sobre os efeitos adversos do fumo", explicou o especialista. "São efeitos a curto prazo em jovens que talvez não sejam vítimas de doenças tradicionalmente associadas ao fumo. Até agora, a maioria da literatura médica é sobre pessoas de meia idade ou idosas que fumaram por muito tempo", disse Roberts.

Copyright © 2000 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários