Notícias de saúde

Brasil: Tecnologia Pode Ajudar a Detectar Câncer de Mama

São Paulo, 21 de Dezembro DE 2000(eHLA). O uso de computadores para revisar as mamografias aumenta em 20% a chance de detecção do câncer de mama. A conclusão é de um estudo divulgado durante a reunião anual da Sociedade de Radiologia da América do Norte. O novo sistema utiliza as imagens normais de Raios-X obtidas em uma mamografia. A chapa é colocada em um scanner de computador que cria a imagem digital. O computador é programado para reconhecer sinais sutis, percorrendo a imagem e marcando os traços suspeitos.

Segundo o Projeto Colaborativo Multicêntrico de Detecção Precoce do Câncer de Mama, da Universidade de São Paulo, apenas 5% das mulheres com mais de 40 anos fizeram mamografias nos últimos dois anos. “Se a doença é detectada logo no início, as chances de cura nas mulheres depois da menopausa são de 90%”, afirma Dr. Napoleão Teixeira Leão Júnior, especialista da Sociedade Brasileira de Mastologia. Os especialistas insistem na necessidade de se começar as mamografias a partir dos 35 ou 40 anos. E a partir desta idade é recomendado repetir o exame a cada dois anos.

Timothy Freer, autor da pesquisa nos Estados Unidos apresentou suas conclusões baseado na aplicação de mamografias em quase 13 mil mulheres. Uma pequena parte, do grupo de mulheres pesquisadas, foram casos de alarme falso. Por isso, o cientista sugeriu ampliar a investigação antes de transformar o novo procedimento para as mamografias em rotina médica.

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer, em 2000 cerca de 28.340 brasileiras receberam a notícia de que desenvolveram esse tipo de tumor, o mais freqüente entre o sexo feminino. Mais grave é que a maior parte dos diagnósticos foi feita tarde demais, quando a doença já se encontrava em um estágio avançado, e, nesses casos, a Medicina pode fazer muito pouco para salvar a vida da paciente.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários