Notícias de saúde

Baixo Estrogênio Pode Estar Ligado à Osteoporose em Homens

NOVA YORK (Reuters Health) - Sabe-se que nas mulheres a Tueda dos níveis de estrogênio aumenta o risco de aparecimento de osteoporose, doença geralmente incapacitante caracterizada pela perda de densidade óssea.

Agora, resultados de um estudo sugerem que baixos níveis de estrogênio podem explicar também por que homens idosos apresentam perda óssea com a idade. O trabalho põe em xeque a tese tradicional de que o enfraquecimento dos ossos em homens é resultado da queda dos níveis de testosterona que ocorre com a idade.

A equipe de Sheryasee Amin monitorou os níveis de testosterona e estrogênio de 405 homens entre 68 e 96 anos de idade durante oito anos. Os pesquisadores relacionaram esses níveis à medidas de densidade óssea.

A queda dos níveis de testosterona tiveram uma "pequena influência" na densidade mineral óssea. A pesquisa foi publicada na edição de 19 de dezembro do Annals of Internal Medicine. Por outro lado, os níveis de estrogênio estão fortemente associados à densidade óssea. "Nossos resultados lançam dúvidas sobre a associação de baixos níveis de testosterona com densidade mineral óssea em homens idosos", escreveram os pesquisadores. A equipe apóia a idéia de que o estrogênio tem um importante papel também na saúde óssea dos homens.

Em editorial que acompanha o estudo, Ronald Swerdloff e Christina Wang, do Centro Médico da Universidade da Califórnia, em Torrance, advertem que, mesmo com esses resultados, ainda pode existir "uma relação entre níveis sanguíneos de testosterona e densidade mineral óssea". Essa possibilidade deveria ser explorada por novas pesquisas em diferentes estudos sobre população, afirmaram os editorialistas.

Entretanto, os especialistas acreditam que os resultados deste estudo podem ter implicações terapêuticas. Homens idosos que têm osteoporose poderiam ser melhor tratados se fizessem reposição de testosterona já que esse hormônio estimula a produção de estrogênio "sem produzir sinais e sintomas de feminilização", sugeriram os editorialistas.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários