Notícias de saúde

Brasil: Genética Explica a Origem dos Brasileiros

São Paulo, 20 de Dezembro de 2000(eHLA). Com coordenação do geneticista Sérgio Danilo Pena, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisas começam a descobrir, do ponto de vista da genética, a origem dos brasileiros. Além de Pena, uma equipe de dez pesquisadores está realizando seus estudos há três anos. A primeira etapa foi a de comparar grupos de variações genéticas de europeus, africanos e ameríndios e com as seqüências genéticas de uma amostra de 247 brasileiros de diferentes regiões do Brasil, sendo eles brancos, homens e mulheres não aparentados.

Segundo Pena, de cada pessoa pesquisada, os cientistas isolaram fatores genéticos passados durante séculos. A primeira parte do teste analisa o DNA mitocondrial, o material contido nas mitocôndrias, que é herdado apenas por via materna. Outro fator analisado é o cromossomo Y, que o pai transmite para os filhos homens. Como mulher não tem Y, a ancestralidade paterna ainda não pode ser identificada, mas um irmão ou um primo pelo lado do pai substituiu este dado. “O objetivo era descobrir qual a ancestralidade paterna e materna predominantes entre os brasileiros”, explica o pesquisador.

O estudo revelou que a miscigenação do brasileiro é maior do que se supunha. Os marcadores mapeados até agora abrangem povos e regiões da África negra abaixo do Saara, da África do Norte e áreas em volta do Mediterrâneo, Europa e de indígenas das Américas. Segundo os pesquisadores, em termos genéticos é praticamente impossível encontrar um brasileiro totalmente europeu ou africano. A investigação mostrou que, no grupo analisado, 97% provém de um tronco paterno europeu. Já o tronco materno variou: 39% europeu, 33% ameríndio, 28% africano.

A equipe de Pena compara os DNAs a sua disposição com os chamados marcadores da ancestralidade genética (o mapa genético de populações), encaixando assim cada pessoa em seu grupo de origem. As conclusões sobre as origens dos brasileiros baseiam-se neste cruzamento com o que já se sabe sobre a história das migrações.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários