Notícias de saúde

Agência Britânica Proibirá Venda de Suplementos com Nandrolona

Steven Downes

LONDRES (Reuters)
- Uma agência do governo britânico vai proibir a venda de suplementos que contêm nandrolona, o esteróide anabolizante que tem sido o centro de dezenas de casos de doping no esporte.

O campeão olímpico Linford Christie, o alemão Dieter Baumann, o tenista tcheco Petr Korda e o jogador de futebol francês Christophe Dugarry estão entre os atletas suspensos por uso de nandrolona.

Somente na Grã-Bretanha, 24 esportistas de dez diferentes modalidades apresentaram teste positivo para a substância entre 1999 e 2000, com a maioria alegando inocência.

Muitos alegaram que usaram suplementos comprados em lojas de produtos naturais.

Há um mercado crescente de produtos que incluem substâncias químicas (que se convertem em nandrolona no corpo) e que têm os mesmos efeitos de um esteróide -- causa aumento da massa muscular.

A agência de controle de medicamentos da Grã-Bretanha disse que no próximo ano vai retirar esses produtos do mercado.

"Nós estamos preocupados, a nandrolona e seu precursor são produtos medicinais e precisam de autorização (para serem vendidos)", disse à Reuters Jane Cole, representante da agência, na segunda-feira.

"Nosso regulamento tem como objetivo a saúde e a segurança do público", completou.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários