Notícias de saúde

Brasil: Ministro da Saúde Anuncia Campanha para Combater a Diabetes

São Paulo, 19 de Dezembro de 2000(eHLA). O ministro da Saúde, José Serra, anunciou ontem, uma campanha nacional inédita para diagnóstico de diabetes, a ser realizada no início de 2001. "Nós vamos examinar todos os brasileiros com mais de 40 anos", afirmou Serra. Por meio de um exame do sangue que é recolhido a partir de um pequeno furo no dedo, é possível saber se a pessoa tem ou não a doença. A iniciativa pretende garantir o diagnóstico e vincular o paciente à unidade de saúde mais próxima de sua casa para tratamento e acompanhamento. A estimativa do ministério é identificar, com a campanha, 2,5 milhões de portadores de diabetes do tipo 2, ou melito.

Dados do Ministério da Saúde indicam que 5 milhões de brasileiros têm diabetes, o que representa 7,6% da população entre 30 e 69 anos do país. Destes, metade não sabiam que eram portadores da doença. Dos que conheciam seu diagnóstico, 23% não faziam nenhum tipo de tratamento. A previsão é que, em 2010, o número de diabéticos chegue a 11 milhões no Brasil.

Diabetes

O diabético não produz uma quantidade suficiente de insulina, hormônio essencial na metabolização da glicose, ou seja, conversão de açúcar em energia. Ou ainda o organismo do diabético não consegue usar sua insulina de modo eficiente. Se o nível de açúcar no sangue baixar muito, o paciente pode entrar em coma. Se estiver alto demais, pode provocar complicações graves como cegueira, doenças do coração ou dos rins e problemas circulatórios que muitas vezes levam à amputação dos pés ou das pernas.

Os sintomas do diabetes só aparecem depois de um período de latência que varia de oito a dez anos. Por isso especialistas afirmam que a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para evitar que a doença seja fatal ou provoque mutilações. São registradas anualmente cerca de 25 mil vítimas fatais de diabetes, segundo o Ministério da Saúde.

Prevenção

A combinação de uma dieta pobre em gordura e rica em fibras e exercícios físicos pode evitar cerca de 60 por cento dos casos de diabetes que surgem na idade adulta, segundo um estudo finlandês divulgado este mês. Essa mesma combinação provoca também a redução da pressão sangüínea e dos níveis de gordura no sangue, fatores fundamentais na prevenção de doenças circulatórias e cardíacas, disse o estudo do Instituto Nacional de Saúde Pública, que acompanhou 500 finlandeses por um período de 2 a 6 anos.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários