Notícias de saúde

IBM Vende Maior Computador Comercial Para Pesquisa do Genoma

NOVA YORK (Reuters) - A IBM anunciou na segunda-feira a venda do maior computador comercial para a NuTec Sciences, que será usado na pesquisa do genoma humano.

A máquina é capaz de fazer 7,5 trilhões de cálculos por segundo. Isso a torna o computador mais veloz do mundo, fora os da agência do governo norte-americano.

"As ciências da vida estão utilizando a supercomputação de uma maneira como nunca havia sido feito antes", afirmou a vice-presidente da IBM, Caroline Kovac.

A pesquisa do genoma humano pretende mapear a localização precisa dos genes e identificar as variações que podem estar relacionadas a doenças.

"O computador permitirá aos pesquisadores manejar enormes quantidades de dados e identificar que códigos genéticos são responsáveis por doenças", afirmou o presidente da divisão de ciências da vida da NuTec, Peter Morrissey. Ele disse que muito poucas doenças são causadas por um único gene. A pesquisa de grupos de genes é, portanto, o método mais eficiente de detectar formas de combater as doenças.

Sobre o computador, Morrissey disse ainda que os pesquisadores estão muito entusiasmados em usar uma ferramenta tão poderosa.

A NuTec, antes uma empresa privada, agora é ligada ao Instituto Nacional da Pesquisa do Genoma Humano dos EUA.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários