Notícias de saúde

Brasil: Entidade do Governo Promove Educação Profissional para Surdos

São Paulo, 18 de Dezembro de 2000(eHLA). A Lei n° 8.213/91 determina que empresas com 100 ou mais empregados estão obrigadas a preencherem de 2% a 5% dos seus cargos com pessoas portadoras de deficiência, habilitadas. “O INES, como centro de referência Nacional na área da Surdez e o único órgão público federal responsável pela educação de surdos no Brasil, está qualificando essas pessoas para que elas estejam habilitadas para o mercado de trabalho, cumprindo assim parte do que dispõe a Lei. É preciso que os empresários se conscientizem e cumpram a parte deles”, afirma Cavalcanti.

Segundo Marcelo Cavalcanti, chefe da Divisão de Qualificação e Encaminhamento Profissional do INES, os cursos de Educação Profissional para Pessoas Surdas, são realizados de três formas: 1ª- Treinamento Profissional, onde através de convênios com empresas os alunos aprendem trabalhando; 2ª- Cursos de Qualificação Profissional com ensino profissionalizante produtivo: o aluno aprende produzindo bens ou serviços que são comercializados e o resultado, em parte, revertido como remuneração para o próprio aluno; 3ª- Encaminhamento Profissional: nesse programa, surdos, alunos do INES ou não, são inseridos no mercado de trabalho com vínculo empregatício.

Evento

A Diretora Geral do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) promove nesta segunda-feira, dia 18, um coquetel de encerramento das atividades de Educação Profissional do ano 2000.

Estarão reunidos no encontro empresários preocupados com a causa social e representantes do Instituto Nacional de Tecnologia, do Fundo de Amparo ao trabalhador (FAT), do Ministério do Trabalho e Emprego, da Secretaria do Estado de Trabalho do RJ, da Secretaria Municipal do Trabalho/RJ, do Plano Nacional do Trabalhador (Planfor) e da Ecos, uma organização não governamental. Além do coquetel, constará também da programação a posse da primeira diretoria da Cooperativa de Trabalho e Produção dos Surdos – Coopines.

Pessoas surdas interessadas em maiores informações sobre cursos, treinamentos e empregos podem procurar o INES – tel.: 285-7546 r. 150 ou por e-mail: diepro@ines.org.br.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários