Notícias de saúde

USP realiza atividades voltadas para a comunidade

Belo Horizonte, 06 de Dezembro de 2001 (Bibliomed). O projeto social “Bandeira Científica”, coordenado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) foi selecionado para figurar entre os dez finalistas do Prêmio Saúde Brasil.

O trabalho social foi reativado há cerca de três anos pelo Departamento Científico do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz. O projeto consiste em uma excursão anual promovida para os estudantes de Medicina no período de férias a uma região que apresente carências no que diz respeito à assistência médica.

Os objetivos do trabalho são garantir assistência médica no nível primário, treinamento e capacitação de agentes de saúde, educação em saúde para a população leiga e consultoria para implantação de Programa de Saúde da Família, um programa do governo federal que pretende estreitar o vínculo entre profissionais de saúde/população e trabalhar na promoção da saúde.

Outra possibilidade do trabalho é a pesquisa científica adequada às necessidades locais. O projeto também permite a integração entre os alunos de Medicina e a comunidade da região visitada.

O Prêmio Saúde é uma iniciativa pioneira no Brasil. Ele incentiva a ética e a responsabilidade social entre os estudantes das faculdades de Medicina. A premiação foi idealizada pela empresa Aguilla Produção e Comunicação, com patrocínio do programa “Médico Residente Pfizer – Profissionais Orientados para o Sucesso”.

Durante a excursão, os estudantes podem repensar o papel dos profissionais da área médica. Dos dez selecionados, três serão escolhidos e receberão passagens aéreas internacionais, computadores e palmtops.

A USP mantém também outros trabalhos na área de saúde voltados para a qualidade de vida. No fim do mês passado, o Hospital Universitário da USP foi o local escolhido para o I Encontro da Liberdade Especial. Internautas, voluntários e crianças portadoras de necessidades especiais participaram de um churrasco e de diversas atividades de recreação.

O evento foi promovido a partir de uma parceria da comunidade virtual Netcomvida com a Associação Rampa e o Universo Brasil. O Netcomvida reúne entidades filantrópicas de assistência a crianças e adultos portadores de doenças crônicas. Os mantenedores são do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da USP e do grupo Doutores da Alegria.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários