Publicidade

Notícias de saúde

Brasil: Anemia - A Importância do Ferro na Alimentação da Mulher

São Paulo, 15 de Dezembro de 2000(eHLA). Calcula-se que cerca de 1,5 bilhão de pessoas em todo mundo sofram de anemia. Os sintomas são palidez na pele e nas mucosas, fraqueza, tontura, cansaço, taquicardia, dificuldade de concentração e falta de memória. Sua principal causa e a falta de ferro no organismo. No Brasil a doença afeta 25% da população adulta e as mulheres é o grupo mais atingido. "Isso porque elas necessitam de mais ferro que os homens, principalmente no período menstrual e na gravidez", explica a nutricionista Selva Motta Fierro, da Universidade Federal de São Paulo.

Segundo ela, a anemia é caracterizada pela diminuição dos níveis de hemoglobina - proteína a base de ferro responsável pelo transporte de oxigênio no organismo - e do numero de glóbulos vermelhos no sangue. "Se houver uma diminuição dessas células ou da hemoglobina, o organismo acaba recebendo uma quantidade inadequada de oxigênio. Daí o mal-estar provocado pela doença", diz Selva. Durante a menstruação, as mulheres perdem esse mineral junto com o sangue. Na gravidez, a reserva de ferro da mãe vai para o bebe. Alem disso, dietas hipocalóricas e problemas na tireóide são fatores que também podem prejudicar a absorção de ferro pelo organismo.

Dieta

Uma boa alternativa e adotar uma dieta a base de carnes, feijão, cereais integrais e verduras verde-escuro, alimentos que contem muito ferro. Um copo de suco de laranja (ou de outras frutas com vitamina C) por dia ajuda o mineral a ser absorvido. Segundo a nutricionista, desde com acompanhamento profissional, a ingestão de suplemento vitamínicos com ferro, doses de vitamina B12 e acido fólico também contribuem para a reposição do mineral.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: