Publicidade

Notícias de saúde

Brasil: Serotonina: A Substância Regula os Estados Emocionais e Gera Felicidade

São Paulo, 14 de Dezembro de 2000(eHLA). A serotonina se tornou mundialmente conhecida como um dos neurotransmissores responsáveis pela regulação dos estados emocionais. É uma substância do sistema nervoso que transmite mensagens entre células, sendo responsável também pelo sentimento de bem-estar e atuando diretamente no humor.

Alimentos da Felicidade

Segundo pesquisas nos Estados Unidos e Europa, a comida e a felicidade têm uma relação mais estreita do que a aparente. Eis que o Instituto Norte-Americano de Saúde Mental divulgou pesquisas sobre alimentos antidepressivos naturais, que ajudam a combater o desânimo. Além dos carboidratos (arroz, macarrão, pães, cereais) o chocolate, a castanha-do-pará, frutos do mar e pimenta são capazes de estimular a serotonina.

A Universidade de Oxford divulgou dados que apontam o abacaxi e a banana como altamente estimulantes do bom humor. Eles são ricos em determinados aminoácidos que ativam nosso "prozac" natural. As pimentas vermelhas provocam um ardor nas terminações nervosas da boca, que mandam falsos sinais de dores para o cérebro, que por sua vez libera endorfina (substância que além de diminuir a intensidade da dor, provoca sensação de contentamento). Uma castanha-do-pará por dia afasta a tristeza porque é rica em selênio, mineral de propriedades calmantes, também encontrado nos frutos do mar. Enfim, escolha o seu alimento preferido e descubra como comer pode ser gratificante.

Bom Para a Mente e Para o Coração

Porém, além do cérebro, a seranonina também afeta outras partes do corpo, e desempenha sobre elas uma influência bem importante. É o que sugere uma pesquisa da Universidade de Estrasburgo, na França. Trabalhando com fetos de ratos, os cientistas impediram que a substância estimulasse o coração. O resultado é que muitos animais não conseguiram formar o órgão e morreram durante a gestação. Os que sobreviveram tinham um músculo cardíaco pouco desenvolvido, característica semelhante a uma doença que acomete os seres humanos e que tem o nome de cardiomiopatia.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: